100 anos da primeira travessia aérea transatlântica assinalados na Horta

100 anos da primeira travessia aérea transatlântica assinalados na Horta

21 Maio, 2019 0 Por Azores Today

100 anos da primeira travessia aérea transatlântica assinalados na Horta

A ilha do Faial reviveu, este fim-de-semana, um grande momento da sua história, 1.ª travessia aérea transatlântica pelo NC4 de Albert Read.

“100 anos depois todos nós aqui presentes estamos, novamente, a fazer história, porque ao transmitirmos aos nossos jovens esta herança cultural que pesa sobre esta cidade e a nossa Região, através de diversas ações que temos realizado e em especial este marco que assinalamos hoje, estamos a garantir a ajustada promoção futura desta nossa Região Atlântica. Uma Região antiga, multisecular, feita de tradições e marcada por diferentes períodos históricos”, afirmou José Leonardo Silva, Presidente da Câmara Municipal da Horta durante a sessão solene que decorreu nos Paços do Município da Horta e que contou, entre outros, com a presença da Ministra Conselheira, Herro Mustafa, acompanhada pelo Coronel Andrew Bernard, Adido da Defesa, e pelo Cônsul dos EUA em Ponta Delgada, Jason Chue.

60602447 2221188371280385 4256549247328976896 o

Para o Presidente da CMH, este momento não representa apenas mais uma comemoração, mas uma referência para o futuro. ”Perceber a importância dele para a promoção da baía da Horta e para o seu concelho fez-nos sentir a necessidade de perpetuar esta imensa riqueza histórica e cultural, trazendo para o espaço público faialense, uma peça escultórica, que já está a ser trabalhada pelo escultor português Nuno Vaza”, adiantou.

“É o respeito por esta herança cultural e o reconhecimento de que nas questões do mar e no mar está o nosso futuro, que tem marcado grande parte do trabalho desta Câmara Municipal que, de forma inovadora, provocou um próprio alargamento das suas já exigentes competências, e criou um pelouro do Mar, Inovação e Empreendedorismo; uma Câmara que, tirando partido dos parceiros existentes no seu concelho, faz-se valer deles e em conjunto tem potenciado a náutica, o conhecimento e o dinamismo empresarial ligado às questões do mar; que defende o seu porto e a sua baía; que quer que estas áreas se desenvolvam ainda mais no concelho, mas que, de forma responsável, não tem medo de questionar e de alertar para os problemas, muito menos de tomar decisões que tenham por base critérios científicos e esclarecedores”, frisou aos presentes.

60721255 2221189921280230 872176801185529856 o

José Leonardo Silva destacou ainda o facto desta Câmara, no seu planeamento e na análise que faz do desenvolvimento local, ousar estabelecer uma agenda para o futuro. Uma agenda transformadora que já está em marcha, que se baseia na revitalização de toda a frente mar da cidade da Horta, que se iniciou no adro das Angústias, mas que vai chegar ao Parque Vitorino Nemésio.

“Uma agenda que não nos mergulhou num estaleiro, mas que no colocou de olhos postos no futuro. Uma agenda que já está a alterar todo o paradigma de funcionamento da nossa cidade, mas que em nenhum momento fez esquecer o nosso passado, muito pelo contrário, trouxe-o ao de cima, como estamos hoje aqui a realizar”, afirmou o autarca.

sta noite, para além das intervenções oficiais, foi apresentado um inteiro postal e carimbo comemorativo pelos CTT Correios de Portugal e, o rof. Dr. Carlos Riley fez uma preleção intitulada “A Primeira Travessia Aérea do Atlântico vista dos Açores”.

De salientar ainda o momento inicial das comemorações em que a Unânime Praiense proporcionou um magnífico desfile e assumiu o desafio de interpretar a Marcha do NC4, que certamente reproduzirá ainda em outros momentos e em outras festas do nosso concelho.

Recorde-se que estas comemorações foram lançadas em 2018 e , de lá até hoje, percorremos as escolas do nosso concelho, estivemos com as nossas crianças e os nossos jovens, recebe-mos a doação do primeiro hidroavião moderno dos Açores, oferta a este Município pelo sr. João Corvelo e que, muito em breve, será depositado como memorial no Terminal Marítimo do primeiro aeroporto internacional marítimo da Horta. Lançámos uma Banda Desenhada que concorre ao concurso de banda desenhada da Amadora e programámos outras ações que terão lugar durante todo o ano de 2019 até ao encerramento deste centenário.

Fonte: C. M. de Horta