Eleições europeias coabitam com a procissão de Santo Cristo

Eleições europeias coabitam com a procissão de Santo Cristo

18 Maio, 2019 0 Por Azores Today

A Câmara Municipal de Ponta Delgada vai garantir o acesso às mesas de voto das freguesias de centro da cidade, condicionadas pela procissão do Santo Cristo, que acontece no mesmo dia das eleições europeias, a 26 de maio.

O presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, reuniu-se hoje de manhã com o delegado da Comissão Nacional de Eleições (CNE), juiz José Freitas, para garantir o acesso às mesas de voto das freguesias de São Pedro, São Sebastião e São José, que são afetadas pelas festividades do Senhor Santo Cristo dos Milagres, a maior celebração religiosa da ilha de São Miguel.

Na freguesia de São Pedro, onde estão recenseados 7.595 eleitores, a mesa de voto passa, este ano, para a Escola Roberto Ivens, devido às obras que se realizem na Escola de São Pedro.

Segundo a nota de imprensa da Câmara, o acesso será feito pela entrada norte, na Rua Margarida Chaves, e serão reservados 30 lugares para os eleitores.

Os 4.178 eleitores recenseados na freguesia de São Sebastião votam nos Paços do Conselho, sendo o acesso efetuado pela Rua de Santa Luzia.

“As mesas estarão dispostas na entrada, sem subida de degraus” e “os 12 lugares de estacionamento da Rua de Santa Luzia serão reservados para os eleitores”, esclarece a nota.

Na freguesia de São José, onde estão recenseadas 5.937 pessoas, os eleitores têm reservados dez lugares de estacionamento na Rua de Lisboa.

Serão destacados elementos da Polícia Municipal para garantir o acesso aos locais de voto nas três freguesias afetadas pelas festividades.

Este é um assunto que tinha sido abordado pela vereação do PS na Câmara Municipal, que sugeria a criação de corredores de acesso, utilizando ruas que, normalmente, funcionam em sentido inverso, no caso da freguesia de São Sebastião, e criando parques de estacionamento afastados dos locais de voto com ligações de ‘minibus’, a rede de transportes públicos urbana de Ponta Delgada, até às mesas de voto, adiantou o vereador socialista Vítor Fraga à Lusa.

A representação socialista na Câmara Municipal lamenta que a mesa de voto da freguesia de São Pedro tenha sido deslocalizada para a Escola Roberto Ivens “porque, além de se colocar as mesas de voto num sítio cujo tráfego fica fortemente condicionado pela passagem da procissão, colocam-se as mesas de voto num extremo da freguesia, o mais distante dos grandes aglomerados populacionais que são na zona das Laranjeiras e na zona da Avenida D. João III”.

As eleições europeias realizam-se este ano, à semelhança do que aconteceu em 2014, no domingo de Santo Cristo, o dia grande das maiores festividades religiosas da ilha, em que se realiza a procissão.

Nas eleições europeias realizadas há cinco anos, a taxa de abstenção nos Açores foi de 80,3%, a maior do país, sendo São Miguel a ilha em que menos pessoas votaram, com uma abstenção de 82,8%, seguida de Santa Maria, com 81,4%.

Fonte: RTP Açores (clique neste link para ver o video)