100 anos da Primeira Travessia Aérea do Atlântico assinalados na Horta

100 anos da Primeira Travessia Aérea do Atlântico assinalados na Horta

17 Maio, 2019 0 Por Azores Today

100 anos da Primeira Travessia Aérea do Atlântico assinalados na Horta

É já sexta-feira, dia 17 de maio, que a Câmara Municipal da Horta comemora os 100 anos da 1.ª travessia aérea transatlântica pelo NC4 de Albert Read.

Assim, sexta-feira, pelas 20h00 haverá um desfile da banda Sociedade Filarmónica Unânime Praiense desde a Rua Serpa Pinto até ao Largo Duque de Ávila e Bolama a que se seguirá o hastear das bandeiras e a interpretação da Marcha do NC4.

Já no Salão Nobre dos Paços do Município decorrerá a sessão solene, que contará com a presença da Ministra Conselheira, Herro Mustafa, acompanhada pelo Coronel Andrew Bernard, Adido Militar, e pelo Cônsul dos EUA em Ponta Delgada, Jason Chue.

Após as intervenções oficiais será apresentado um inteiro postal e carimbo comemorativo pelos CTT Correios de Portugal a que se segue a preleção intitulada “A Primeira Travessia Aérea do Atlântico vista dos Açores” pelo Prof. Dr. Carlos Riley.

As comemorações prosseguem no Centro de Acolhimento Empresarial, pelas 22h00, com a atuação do Quarteto “Solaris”.

A 18 de maio, pelas 21h00, haverá um Concerto pelo Quinteto de metais “Winds Aloft”, oferta da Embaixada dos Estados Unidos da América em Portugal, no Teatro Faialense.

Estas comemorações inserem-se num conjunto de eventos que a autarquia preprarou com o objetivo de assinalar um dos episódios notáveis na história da aviação comercial.

Recorde-se que, foi criada uma comissão, constituída pelo Núcleo Cultural da Horta, Portos dos Açores, Museu da Horta e pelo ex-Diretor do Aeroporto da Horta, João Corvelo, a que já se juntou a Câmara Municipal de Lisboa e o Consulado Americano em Ponta Delgada.

As comemorações visam divulgar a importância da Horta, no contexto das rotas transatlânticas, bem como promover a história daquela que é Uma das mais Belas Baías do Mundo.

Programa

17 de maio de 2019

20h00 – Desfile da banda da Sociedade Filarmónica Unânime Praiense desde a Rua Serpa Pinto até ao Largo Duque de Ávila e Bolama

– Hastear de bandeiras

– Interpretação da Marcha do NC4

Local: Largo Duque de Ávila e Bolama

20h30 – Sessão Solene Comemorativa do 100.º Aniversário da Primeira Travessia Aérea do Atlântico Norte

– Intervenções Oficiais

– Apresentação e lançamento de um inteiro postal e carimbo comemorativo pelos CTT Correios de Portugal

– Preleção intitulada “A Primeira Travessia Aérea do Atlântico vista dos Açores” pelo Prof. Dr. Carlos Riley

Local: Salão Nobre dos Paços do Município

22h00 – Atuação do Quarteto “Solaris”

Local: Centro de Acolhimento Empresarial

18 de maio de 2019

21h00 – Concerto pelo Quinteto de metais

“Winds Aloft”, oferta da Embaixada

dos Estados Unidos da América em Portugal

Local: Teatro Faialense

Nota curricular de Herro Mustafa

De referir que Herro Mustafa iniciou as suas funções como Ministra Conselheira da Embaixada Americana em Lisboa em Julho de 2016 e antes de vir para Portugal, foi Conselheira Política na Embaixada dos EUA em Nova Deli.

No seu percurso de diplomata, Herro foi subdirectora do Serviço do Afeganistão, chefe de gabinete interina do Subsecretário para os Assuntos Políticos William Burns e assessora para o Médio Oriente do antigo Subsecretário Nicholas Burns, altura em que esteve envolvida de perto nas negociações P5+1 sobre o Irão.

Herro Mustafa foi diretora dos serviços do Irão, Israel-Palestina e Jordânia do Conselho Nacional de Segurança em 2005-2006 e dos serviços do Iraque e Afeganistão em 2004-2005. Foi coordenadora da proteção civil dos EUA em Mosul, no Iraque, foi Cônsul em Beirute, no Líbano e trabalhou na Secção Política da Embaixada dos EUA em Atenas, na Grécia.

Herro Mustafa cresceu em Minot, no Dakota do Norte e fala Curdo, Árabe, Farsi, Grego, Hindi e Português. Tem uma licenciatura da School of Foreign Service de Georgetown e Mestrado da Princeton University. É casada e tem duas filhas menores.

Banda Winds Aloft

Trata-se de um Quinteto da Força Aérea Americana, com base na Base Aérea de Ramstein, na Alemanha. Em palco estarão flauta, oboé, clarinete, fagote e trompa com um repertório eclético, passando pela música clássica, tradicional, Broadway e mesmo jazz.

Fonte: C. M. de Horta