Investigadora do IVAR convidada a participar em curso sobre riscos geológicos em Vulcano (Itália)

A investigadora Fátima Viveiros, do IVAR – Universidade dos Açores, participou recentemente no curso sobre riscos geológicos organizado pelo CERG – Centro de Estudos de Riscos Geológicos da Universidade de Genebra (Suíça).
O curso decorreu entre 4 e 10 de maio na ilha de Vulcano (Itália) e realiza-se anualmente desde 1988. O curso contou com 25 alunos de várias nacionalidades, sendo na sua maioria provenientes de países em desenvolvimento como a Índia, Nicarágua, Argélia, Paquistão, Bangladesh e Nepal, só para dar alguns exemplos. Para além de uma componente curricular teórica lecionada em Genebra, o curso contemplou uma semana de trabalho prático na ilha de Vulcano.
Os organizadores do curso convidaram a investigadora do IVAR a colaborar na lecionação da componente de riscos associada a gases vulcânicos, nomeadamente no que diz respeito à emissão permanente de dióxido de carbono (CO2) a partir dos solos. A investigadora efetuou ainda algumas medições de dióxido de carbono em edifícios da ilha de Vulcano, onde a última erupção vulcânica decorreu em 1888-1890 e mantém emissões fumarólicas permanentes. Segundo a investigadora foram medidos valores semelhantes aos registados em algumas áreas da ilha de São Miguel e teve oportunidade de implementar a metodologia que definiu para o vulcão das Furnas (São Miguel) num contexto geológico diferente que é a ilha de Vulcano. Fátima Viveiros refere que esta participação mais uma vez “destaca a importância dos Açores como laboratório natural para o estudo de fenómenos vulcânicos, e que os trabalhos e métodos desenvolvidos no arquipélago têm relevância ao nível internacional”.
Os investigadores envolvidos no curso participaram também numa iniciativa junto dos alunos da Escola Básica e Integrada de Vulcano com atividades pedagógicas de sensibilização para a redução do risco em áreas vulcânicas.
Ação de sensibilização na Escola Básica e Integrada de Vulcano (Foto: IVAR/CIVISA)

Fontes: IVAR/CIVISA
Imagem de rosto: cratera do vulcão Vulcano (Itália)

Ver também

Atlânticoline. Mais um ano com os “problemas e indefinições de sempre”

Atlânticoline. Mais um ano com os “problemas e indefinições de sempre” O grupo parlamentar do PSD/Açores criticou o facto de a Atlânticoline “ter falhado novamente na programação agendada pa..

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *