Câmara Municipal deposita Cartas de Antero na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada

Câmara Municipal deposita Cartas de Antero na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada

25 Abril, 2019 0 Por Azores Today

O Município de Ponta Delgada, presidido por José Manuel Bolieiro, cedeu, a título de depósito, o acervo de 12 cartas manuscritas de Antero de Quental à Secretaria Regional de Educação e Cultura.
A personalidade e o legado de vida e obra de Antero Tarquínio de Quental representa para Ponta Delgada, para os Açores e para Portugal uma referência da identidade cultural literária e epistolar de interesse público geral e de investigação. E foi entendimento do Município que a sua disponibilização pública, intuitiva e facilitada melhor se expressa na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada.
Com efeito, foi assinado ao final da manhã de hoje o protocolo entre a Câmara Municipal e Secretaria Regional de Educação e Cultura de depósito do acervo municipal de cartas originais de Antero de Quental.
Uma cooperação que, para o edil, “se insere numa lógica de relacionamento de parcerias leais”, que “elevam a qualidade do nosso património cultural”, em particular o literário, e que “enriquecem todos”.
O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada agradeceu ao Secretário Regional Avelino Menezes a importante cooperação que foi, desde a primeira hora, bem acolhida pela Direção Regional da Cultura e agora formalizada no âmbito da celebração do Dia Municipal de Antero de Quental.
Avelino Menezes enalteceu a atitude da Câmara Municipal de Ponta Delgada e a sua “estratégia de promoção de um conhecimento seguro”.
O acesso aos documentos, adquiridos pelo Município em 2002, será preferencialmente em suporte digital.
Durante todo o depósito as cartas devem ser mantidas em perfeito estado de conservação.

Antero 1Fonte: C. M. de Ponta Delgada