Bispo de Angra batiza esta noite uma jovem adulta na Sé

Bispo de Angra batiza esta noite uma jovem adulta na Sé

20 Abril, 2019 0 Por Azores Today

Bispo de Angra batiza esta noite uma jovem adulta na Sé

Abr 20, 2019 | Manchete

Catarina Pinto é natural de Santarém e tem 18 anos

A jovem Catarina Pinto pediu os sacramentos de iniciação cristã – Batismo, Comunhão e Crisma – à Igreja para acompanhar o futuro afilhado “na parte religiosa”, e vai recebê-los esta noite na Sé de Angra, numa celebração presidida pelo bispo diocesano.

“Espero que tudo corra bem, que não diga nada de errado, trocar as falas apesar de pequenas. Acho que vai ser bom”, revela a catecúmena sobre as expectativas para a celebração que começa às 21h30, em declarações ao Igreja Açores e à Agência Ecclesia.

Catarina Pinto tem 18 anos de idade e o desejo de querer fazer parte da Igreja Católica surgiu com o convite para ser madrinha.

“É o meu primeiro sobrinho, é aquela ligaçãozinha que temos apesar de ser muito pequenino, e sempre fui ligada ao meu irmão”, contextualiza.

A jovem adulta é natural de Santarém, onde começou o percurso catequético, mas está no Arquipélago dos Açores onde continuou a frequentar a catequese de adultos na Sé, e vai ser batizada hoje pelo bispo de Angra, na celebração que começa às 21h30.

“Tenho uma ligação religiosa por parte da minha avó e estava meio familiarizada com tudo”, observa, assinalando que gostou “bastante” da formação.

Neste contexto, Catarina Pinto lembra que nas catequeses conversaram sobre “os três sacramentos” que vai receber esta noite na vigília pascal e destaca também que falaram sobre a “vida de Jesus”, leram “excertos da Bíblia” e comentaram “textos do Papa Francisco”.

O número de adultos a pedir o Batismo está a aumentar em Portugal, com particular destaque para o sul do país, e a Vigília Pascal é o momento escolhido por centenas de pessoas para entrar na Igreja Católica.

Desde os primeiros tempos da Igreja Católica, o processo de tornar-se cristão implicava um percurso estruturado, em fases diversas, que culmina com o Batismo na Vigília Pascal.

A importância deste gesto é tal que se considera que a liturgia batismal da Vigília só atinge a sua plenitude quando se celebra o Batismo de adultos, ou pelo menos de crianças.

O processo destinado a atingir a fé e os conhecimentos requeridos pelo Batismo e restantes sacramentos da iniciação cristã – Confirmação (ou Crisma) e Eucaristia – demora pelo menos três anos.

A iniciação cristã dos adultos começa com o pré-catecumenado, seguindo-se um tempo ligado ao conhecimento de Jesus, da Igreja e das verdades da fé cristã, denominado de catecumenado, onde se inclui o Rito de Eleição, que marca a transição das catequeses para a vertente espiritual.

Depois de terem recebido os sacramentos da iniciação, os adultos aprofundam o conhecimento sobre o cristianismo e inserem-se progressivamente na vida das comunidades.

O catecumenado, tal como foi pensado pela Igreja nos primeiros séculos, é a instituição que tem a missão de acompanhar estas pessoas no itinerário de fé até aos sacramentos do Batismo, da Confirmação e da Eucaristia.

(Com Ecclesia)

Fonte: Igreja Açores