Estrada do Mato. PSD/Açores entrega proposta para repor sinalização horizontal

Estrada do Mato. PSD/Açores entrega proposta para repor sinalização horizontal

16 Abril, 2019 0 Por Azores Today


Estrada do Mato. PSD/Açores entrega proposta para repor sinalização horizontal

O PSD/Açores entregou no parlamento regional um projeto de resolução para que a sinalização horizontal da ‘Estrada do Mato’, na ilha Terceira, seja reposta, alegando que a “acentuada degradação” das marcas aumentou a “perigosidade” daquela via.

“Com o passar dos anos e devido a vários fatores, relacionados sobretudo com o tráfego rodoviário e com as condições climatéricas, a sinalização daquela via, principalmente a horizontal, tem sofrido uma acentuada degradação, de tal modo severa que, em muitas zonas, quase já não são percetíveis as marcas no pavimento”, afirmou o deputado social-democrata Luís Rendeiro.

O parlamentar do PSD/Açores salientou que a degradação da sinalização horizontal na ‘Estrada do Mato’, que faz a ligação entre as costas sul e norte da ilha Terceira, “torna-se ainda mais crítica aquando da condução em condições noturnas e com nevoeiro ou chuva, sendo muitas vezes de extrema dificuldade para os automobilistas, a perceção dos limites da via ou da sua faixa de rodagem”.

“Esta situação tem contribuído muito para a perceção de um marcado aumento da perigosidade da estrada, bem como da sinistralidade da mesma, o que obriga a que haja uma intervenção urgente, ao nível, sobretudo, da sinalização horizontal, com recurso a pintura termoplástica, de modo a repor as marcações no pavimento que permitam a que os automobilistas possam voltar a circular com a máxima segurança possível”, disse.

Segundo Luís Rendeiro, “a adequação e o bom estado de conservação, quer dos pavimentos, quer, neste caso, da sinalização de trânsito, são medidas essenciais de segurança rodoviária e da prevenção de acidentes”.

O deputado social-democrata lembrou que a estrada EN3-1ª, popularmente conhecida por ‘Estrada do Mato’ e que liga Angra do Heroísmo às freguesias dos Biscoitos e Altares, “percorre zonas de altitude, muito frequentemente afetadas por chuva intensa e densos nevoeiros”.

“A chuva intensa e os densos nevoeiros, associados ao traçado sinuoso de parte do percurso, conferem a esta via uma perigosidade que obriga a que a sinalização vertical e horizontal da mesma estejam em bom estado, de modo a proporcionar aos automobilistas as melhores condições de segurança”, frisou.

A ‘Estrada do Mato’, referiu Luís Rendeiro, “é muito utilizada pelos automobilistas, tendo em conta as densidades populacionais das freguesias que serve e a atividade agrícola na costa norte da ilha Terceira”.

No projeto de resolução, os social-democratas propõem ao Governo Regional que providencie a reposição na ‘Estrada do Mato’, em toda a sua extensão da “adequada sinalização horizontal, com recurso a pintura termoplástica”.

O PSD/Açores propõem igualmente que a “manutenção e substituição da sinalização vertical, incluindo o material refletor, em toda a extensão da estrada”.

“Estes trabalhos devem ser executados tão rapidamente quanto possível, no decorrer do presente ano e antes da chegada do próximo inverno, de modo a que não continuem ou se agravem os perigos atualmente existentes para a circulação automóvel”, defendem os social-democratas.

Fonte: PSD Açores