Mês de Padre Mello tem início com emoções, história e cultura

Repercute, inclusive no exterior, a abertura da Exposição ” Padre Mello, um Gênio da Civilização e da Cultura”, ocorrida no ECLB (Espaço Cultural Luciano Bastos), no dia 5 de abril, que contou com a presença do açoriano Francisco Gonçalves, oriundo da região onde nasceu Padre Mello.

Francisco Gonçalves esteve em Bom Jesus a convite do pesquisador Antônio Soares Borges, conhecido como o Embaixador Bonjesuense, devido à aproximação realizada entre nosso município e o Arquipélago de Açores (Portugal).

Junto com o açoriano, palestraram, em dia memorável, no auditório Dona Carmita, após a abertura da exposição, o missionário Ir Ederaldo do Carmo, sobrinho bisneto de Padre Mello, e o pesquisador Antônio Soares Borges.

Alunos do Centro Educacional Santa Rita de Cássia, de Bom Jesus do Itabapoana, e do Centro Educacional Rosa de Souza Pereira, de Bom Jesus do Norte (ES) marcaram presença no evento histórico, simbolizando a união das duas Bom Jesus.

Nosso município tem, em sua formação, açorianos, italianos, libaneses, suíços, espanhóis, franceses, africanos e índios.

Entre os açorianos, estão os Borges, que vieram da ilha Terceira. Padre Mello e a família Seródio são oriundos da ilha de São Miguel. A família Rezende veio da ilha Faial. A família Silveira, que nos deu os ex-governadores Roberto e Badger Silveira, são oriundos da ilha do Pico.

No dia 12, ocorrerá o evento “Uma Casa Portuguesa, com Certeza”, no dia 24, a Escola de Música JEMAJ promoverá “Uma Noite para Padre Mello”, culminando com as diversas atividades culturais que ocorrerão no dia 27, data em que Padre Mello completaria 156 anos.

 

 

 

Tela da artista plástica mineira Fania Ramos sobre Padre Mello é uma das relíquias da exposição

 

Ir Ederaldo e o mapa histórico de Bom Jesus do Itabapoana feito por Padre Mello, em 1942, doado por Elcio Xavier

Telescópio é uma das atrações da exposição sobre Padre Mello

 

Ir Ederaldo do Carmo se emocionou ao ouvir o hino do Colégio Rio Branco, composto por Padre Mello, na sala onde estudou

 

Piano do auditório Dona Carmita atraiu os alunos

 

 

 

 

 

 

Biblioteca do ECLB atraiu alunos e visitantes

 

O Museu da Imprensa, integrado ao ECLB, possui acervo raro, incluindo a máquina francesa Alauzet, do século XIX

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Momento histórico: Davi Soares de Moraes e Gisela Nunes da Fonseca Rabelo, alunos do Centro Educacional Santa Rita de Cássia, integraram a última turma do Colégio Rio Branco, há 9 anos atrás, quando o educandário completou 90 anos de existência

Bisneta de Luiz Bartholazzi, um dos desbravadores do distrito de Calheiros

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Gustavo Souza do Nascimento no Jornal O NORTE FLUMINENSE, Bom Jesus do Itabapoana (RJ)

Ver também

Atribuídos 26 prémios de excelência Eco-Freguesia (Vídeo)

Fonte: RTP Açores (clique neste link para ver o video)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *