Entrevista com Fernando Lima da Auto Lima

Entrevista com Fernando Lima da Auto Lima

10 Abril, 2019 0 Por Azores Today

Fernando Lima funda em 2005 o stand Auto Lima e em 2016 a rent-a-car Auto Lima. Aos 64 anos não receia, de uma forma determinada, superar-se a si próprio com novos desafios comerciais. Uma pessoa de bom humor que nos fala da sua vida empresarial, partilhada com o filho e mais seis colaboradores.

AA – Como tem sido esta caminhada empresarial desde 2005?
FL – A minha vida empresarial não começou propriamente em 2005. Há muitas décadas que ando no mundo do comércio, se bem que em áreas um pouco diferentes.
Certo é que em 2005 comecei, na Ribeira Grande, o stand Auto Lima. Um ramo de negócio essencialmente de viaturas usadas.
Os primeiros anos não foram muito fáceis uma vez que iniciei precisamente quando se fazia sentir os primeiros sinais da crise económica, que todos nós tivemos de atravessar. Mas aos poucos lá fomos, com muito esforço, superando os vários obstáculos. Do meu lado tinha uma grande “arma” que era a minha vivência pessoal e empresarial. A experiência de vida é uma mais valia em qualquer negócio. E foi isto, conjuntamente com aqueles que me rodearam e rodeiam, que me fez conseguir ir sempre em frente.
Em 2008, mudamos o stand para o Azores Park, local onde nos mantemos hoje. Passamos a ter mais e melhores condições de trabalho para a equipa, mas também para os nossos clientes, que vão crescendo dia após dia.
Em 2016, e com o aumento do fluxo turístico, achei que seria a hora de apostar num negócio como o aluguer de automóveis. Estas duas vertentes juntas acabam por se complementar, mas também garantir um lote de melhores viaturas aos nossos clientes, tanto na venda, como no aluguer. Este último negócio tem se revelado uma aposta vencedora, especialmente na época de verão.
Neste momento estamos a lançar a nossa nova imagem empresarial sob o lema “integridade, credibilidade e transparência”. Queremos que a nossa empresa tenha um toque de inovação, mas sempre ao mais alto nível profissional.

AA – Que oferece aos seus clientes a Auto Lima – Comércio e Aluguer de Viaturas?
FL – Como referi, com a criação da rent-a-car, composta maioritariamente por viaturas muito recentes, acabamos por aumentar o nosso leque de oferta nas vendas, uma vez que as viaturas ficam no aluguer um período de tempo muito curto. Isto faz-nos ter viaturas seminovas para venda, mas com garantia e poucos quilómetros.
Dito isto, podemos afirmar que elevamos o patamar ao nível da qualidade uma vez que conhecemos bem melhor cada viatura já que somos nós que garantimos a sua boa manutenção durante o aluguer. Isto dá uma tranquilidade a quem vende, mas especialmente a quem compra, sabendo o historial e origem da viatura.
Para além disto, temos uma reputação na venda de usados com catorze anos e se cá estamos é porque vamos satisfazendo o mercado e principalmente o nosso cliente habitual. Já são muitos aqueles que cá voltaram mais que uma vez para fazerem novos negócios.
Também oferecemos a todos os clientes a componente de mediação de seguros e o apoio ao crédito automóvel.
Ou seja, o cliente sai do nosso stand de “chave na mão”.

AA – Que expectativas tem para o futuro?
FL – Como anteriormente disse, na venda de usados queremos cada vez mais poder oferecer uma melhor gama de viaturas seminovas e ir ao encontro dos desejos de cada cliente.
Ao nível da rent-a-car, acredito que o turismo ainda poderá crescer mais e melhor e isto poderá também fazer aumentar o nosso negócio e proporcionar mais postos de trabalho.
Sinto que teremos novos desafios pela frente, mas estaremos cá para os superar como conta a nossa história recente.

 

Fonte: Auto Açores Magazine