“Não bastam os revivalismos do passado; temos de olhar para o nosso tempo”

“Não bastam os revivalismos do passado; temos de olhar para o nosso tempo”

Mar 16, 2019 | Entrevista

Reitor do Seminário de Angra é o convidado do IA

O Seminário Episcopal de Angra promove a partir da próxima quarta feira, dia 20 de março, as III Jornadas de Teologia “A arte: expressão que transcende” e, por isso, o reitor o do Seminário de Angra, Pe. Hélder Miranda Alexandre, é o convidado do programa de Rádio Igreja Açores.

“Estas Jornadas vêm na sequência das anteriores edições, pegando em pistas deixadas no ano passado” refere o sacerdote sublinhando que “Não se pode falar de Teologia sem falar do belo, da dimensão artística como forma de evangelização”

“Não bastam os revivalismos do passado, temos de olhar para o nosso tempo” destaca o sacerdote lembrando que há “uma exigência permanente de estarmos atentos e não perdermos a evolução e a dianteira artística que a Igreja sempre teve, mesmo na nossa realidade açoriana no que respeita à arte”.

Acresce que, “Estas jornadas têm sido um motor de envolvência e de entusiasmo que contagia a sociedade a pensar e a refletir”, diz ainda.

Na entrevista que vai para o ar este domingo, a partir do meio-dia, no Rádio Clube de Angra e na Antena 1 Açores, o reitor do Seminário lembra ainda que será lançado o segundo número da Revista Forum Teológico XXI e estará presente na cerimónia de abertura o bispo de Angra D. João Lavrador na qualidade dupla de prelado diocesano mas também de Presidente da Comissão Episcopal dos Bens Culturais da Igreja.

“O belo atrai, o bom atrai e se isso era um principio que os antigos usavam hoje continua a ser verdadeiro: entrar numa catedral e deixar-se esmagar pelas obras que lá estão enche a alma” afirma ainda o sacerdote que nesta entrevista fala também do Seminário e dos seus desafios.

Fonte: Igreja Açores

Ver também

MUNICÍPIO DESENVOLVE ATIVIDADE NA CASA DO ESPÍRITO SANTO DO NORTE GRANDE Município de Velas,…

MUNICÍPIO DESENVOLVE ATIVIDADE NA CASA DO ESPÍRITO SANTO DO NORTE GRANDE Município de Velas,…

MUNICÍPIO DESENVOLVE ATIVIDADE NA CASA DO ESPÍRITO SANTO DO NORTE GRANDE Município de Velas, no âmbito do seu Plano de Atividades para a Área Social, promoveu uma atividade no Norte Grande em parceria com a Junta de Freguesia e a Casa do Espírito Santo, onde a atividade se realizou. O qual teve como principal objetivo…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *