“Não bastam os revivalismos do passado; temos de olhar para o nosso tempo”

“Não bastam os revivalismos do passado; temos de olhar para o nosso tempo”

Mar 16, 2019 | Entrevista

Reitor do Seminário de Angra é o convidado do IA

O Seminário Episcopal de Angra promove a partir da próxima quarta feira, dia 20 de março, as III Jornadas de Teologia “A arte: expressão que transcende” e, por isso, o reitor o do Seminário de Angra, Pe. Hélder Miranda Alexandre, é o convidado do programa de Rádio Igreja Açores.

“Estas Jornadas vêm na sequência das anteriores edições, pegando em pistas deixadas no ano passado” refere o sacerdote sublinhando que “Não se pode falar de Teologia sem falar do belo, da dimensão artística como forma de evangelização”

“Não bastam os revivalismos do passado, temos de olhar para o nosso tempo” destaca o sacerdote lembrando que há “uma exigência permanente de estarmos atentos e não perdermos a evolução e a dianteira artística que a Igreja sempre teve, mesmo na nossa realidade açoriana no que respeita à arte”.

Acresce que, “Estas jornadas têm sido um motor de envolvência e de entusiasmo que contagia a sociedade a pensar e a refletir”, diz ainda.

Na entrevista que vai para o ar este domingo, a partir do meio-dia, no Rádio Clube de Angra e na Antena 1 Açores, o reitor do Seminário lembra ainda que será lançado o segundo número da Revista Forum Teológico XXI e estará presente na cerimónia de abertura o bispo de Angra D. João Lavrador na qualidade dupla de prelado diocesano mas também de Presidente da Comissão Episcopal dos Bens Culturais da Igreja.

“O belo atrai, o bom atrai e se isso era um principio que os antigos usavam hoje continua a ser verdadeiro: entrar numa catedral e deixar-se esmagar pelas obras que lá estão enche a alma” afirma ainda o sacerdote que nesta entrevista fala também do Seminário e dos seus desafios.

Fonte: Igreja Açores

Ver também

Prece

Sentado num banco do Campo de São Francisco, o velho pescador, de pele enrugada pelos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *