Imagem do Senhor dos Passos percorre as ruas de Angra do Heroísmo

Imagem do Senhor dos Passos percorre as ruas de Angra do Heroísmo

Mar 16, 2019 | Em destaque

Este sábado decorre a mudança da Imagem desde a Igreja do Colégio até à Conceição. Amanhã tem lugar a procissão

A habitual procissão do Senhor dos Passos, organizada pela Irmandade de Santa Cruz e Passos da Igreja do Colégio, sai à rua da cidade património mundial, Angra do Heroísmo, este domingo, o segundo da Quaresma, percorrendo o perímetro que vai do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, onde pernoitou a imagem para veneração dos fieis até à Sé de Angra, pelo facto da igreja do Colégio estar ainda em obras.

A mudança da Imagem do Senhor dos Passos da Igreja, do Colégio para o Santuário de Nossa Senhora da Conceição, tem lugar este sábado. Esta mudança, tal como a procissão de amanhã, será animada pelo Seminário Episcopal de Angra.

Amanhã a procissão percorrerá as principais artérias do centro histórico de Angra e fará três paragens- uma para o Sermão do Encontro, na Praça Velha e duas outras para assinalar os passos na Rua do palácio e na Carreira dos Cavalos.

“Antes assinalávamos todos os passos mas devido ao trajeto ser mais curto faremos apenas estas paragens” adiantou ao Igreja Açores o reitor da Igreja do Colégio, Cónego João Maria Mendes.

O sacerdote deixou ainda um apelo aos mais jovens de forma a que não deixem morrer esta e outras irmandades do género, comprometendo-se e participando ativamente na sua preservação.

As procissões de Passos são comuns nos Açores sendo particularmente relevantes nas paróquias e ouvidorias onde existem fraternidades franciscanas ainda ativas, como é o caso da Horta ou da Ribeira Grande, para além de Angra.

As procissões de Passos, que representam o flagelo infligido a Jesus, preso na Cruz, foram trazidas para os Açores pelos seus primeiros povoadores, vindos do continente, onde eram manifestações litúrgicas e populares de fé, entre o Século XIV e XVIII, em muitas das cidades e vilas.

Dos Açores foram levadas para o Brasil, onde, ainda hoje são das maiores manifestações religiosas em Florianópolis (Santa Catarina) e Olinda (Rio Grande do Sul).

A imagem do Senhor dos Passos, normalmente de tamanho natural, representa Jesus, sob o madeiro, numa das quedas a Caminho do Calvário, como que a prevenir as quedas da vida.

No decurso do giro da procissão dar-se-á o encontro da imagem do Filho com a Mãe, Nossa Senhora das Dores, onde os fiéis aguardam o designado Sermão do Encontro.

Fonte: Igreja Açores

Ver também

MUNICÍPIO DESENVOLVE ATIVIDADE NA CASA DO ESPÍRITO SANTO DO NORTE GRANDE Município de Velas,…

MUNICÍPIO DESENVOLVE ATIVIDADE NA CASA DO ESPÍRITO SANTO DO NORTE GRANDE Município de Velas,…

MUNICÍPIO DESENVOLVE ATIVIDADE NA CASA DO ESPÍRITO SANTO DO NORTE GRANDE Município de Velas, no âmbito do seu Plano de Atividades para a Área Social, promoveu uma atividade no Norte Grande em parceria com a Junta de Freguesia e a Casa do Espírito Santo, onde a atividade se realizou. O qual teve como principal objetivo…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *