A Universidade dos Açores, instituída em 1976, permitiu que muitos açorianos se aproximassem do conhecimento científico e concluíssem os seus estudos superiores. A nossa Universidade foi, assim, determinante, entre outros aspectos, para a qualificação da administração pública regional, na integração de jovens quadros no mundo do trabalho, na concretização de estudos de vulcanologia, de sismologia, ciências agrárias, oceanografia e pescas.
Com o decorrer dos anos, o prestígio da U.A. acentuou-se e esta passou a ser uma importante associada do Executivo, e de muitas outras Entidades, na elaboração de estudos de diversa índole, sendo óbvia a sua presença nos novos desafios inerentes à exploração do mar e do espaço.
Perante tais factos, não podemos aceitar que a nossa Universidade se depare com persistentes dificuldades financeiras, motivadas pela circunstância do Governo da República não honrar os seus compromissos e ignorar as especificidades geográficas da nossa instituição de ensino superior.
E, claro está, também repudiamos os silêncios cúmplices!

Pedro Nascimento Cabral

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here