Filhos da Terra visitaram o Parlamento Europeu em Bruxelas

Filhos da Terra visitaram o Parlamento Europeu em Bruxelas

12 Fevereiro, 2019 0 Por Azores Today

A convite da Eurodeputada Sofia Ribeiro, quatro dirigentes da Associação Filhos da Terra, da Ribeira Chã, visitaram o Parlamento Europeu, em Bruxelas, entre 7 e 9 de Fevereiro.

Os Filhos da Terra estiveram integrados num grupo alargado de cerca de cinquenta pessoas, maioritariamente jovens, de diversas ilhas dos Açores, provenientes da Universidade de Verão da JSD/Açores, da Universidade dos Açores, da Escola Profissional da Horta, da Escola Profissional de Rabo de Peixe e da Escola Secundária Manuel Arriaga. Um dos principais objetivos desta visita foi conhecer as várias instituições europeias, de forma a aproximar os jovens e dirigente associativos da realidade politica europeia, conhecendo a sua importância e modo de funcionamento, e o seu papel fundamental para os Açores, bem como o trabalho desenvolvido pelos eurodeputados oriundos desta região.

Após uma sessão informativa sobre o processo legislativo europeu e a União Europeia, e explicação do funcionamento das Instituições Europeias, o grupo visitou o hemiciclo em Bruxelas. Posteriormente, o grupo açoriano participou na conferência promovida pela Eurodeputada Sofia Ribeiro sob o tema “European Young People in Residence Care – the appropriate transition to adulthood”, na qual se apresentou o estudo resultante do seu doutoramento, por parte de um investigador Açoriano, Dr. André Rodrigues. Para além dos momentos formativos e informativos sobre a União Europeia, houve ainda a possibilidade de conhecer o Parlamentarium- Centro multimédia do Parlamento Europeu, em que de uma forma interactiva foi possível conhecer a história da construção do projecto europeu.

Do programa constou também uma visita à Representação dos Açores em Bruxelas, com uma sessão informativa sobre o papel desta instituição, proferida pelo Dr. Frederico Cardigos, tendo-se seguido uma sessão informativa na REPER – Representação de Portugal junto das Instituições Europeias.

A eurodeputada Sofia Ribeiro ofereceu a toda a comitiva açoreana um jantar no Dia de Amigos, num restaurante típico em Bruxelas, que abriu espaço para uma maior confraternização entre todos e a troca de ideias e experiências. Deste e de outros momentos, resultaram a troca de opiniões e sugestões, assim como contactos para parcerias futuras, nas diversas áreas de cada grupo presente, onde também não faltou a sempre agradável animação musical com os temas tradicionais dos Açores. Durante a viagem foi possível ainda conhecer os principais pontos de interesse de Bruxelas e Bruges.

Para os Filhos da Terra, esta deslocação a Bruxelas foi de grande importância para se poder preparar futuramente projetos mais alargados, em termos geográficos e culturais, que possam, de certa forma, promover a nossa cultura insular e ao mesmo tempo aprender sobre outras dentro da grande comunidade europeia, bem como ficou sensibilizado para a importância das eleições europeias, que decorrerão no próximo dia 26 de Maio, empenhando-se na sensibilização e mobilização da sua comunidade para reduzir os níveis de abstenção.

Fonte: Filhos da Terra – Associação Sóciocultural e de Desenvolvimento Local