Filhos da Terra visitaram o Parlamento Europeu em Bruxelas

A convite da Eurodeputada Sofia Ribeiro, quatro dirigentes da Associação Filhos da Terra, da Ribeira Chã, visitaram o Parlamento Europeu, em Bruxelas, entre 7 e 9 de Fevereiro.

Os Filhos da Terra estiveram integrados num grupo alargado de cerca de cinquenta pessoas, maioritariamente jovens, de diversas ilhas dos Açores, provenientes da Universidade de Verão da JSD/Açores, da Universidade dos Açores, da Escola Profissional da Horta, da Escola Profissional de Rabo de Peixe e da Escola Secundária Manuel Arriaga. Um dos principais objetivos desta visita foi conhecer as várias instituições europeias, de forma a aproximar os jovens e dirigente associativos da realidade politica europeia, conhecendo a sua importância e modo de funcionamento, e o seu papel fundamental para os Açores, bem como o trabalho desenvolvido pelos eurodeputados oriundos desta região.

Após uma sessão informativa sobre o processo legislativo europeu e a União Europeia, e explicação do funcionamento das Instituições Europeias, o grupo visitou o hemiciclo em Bruxelas. Posteriormente, o grupo açoriano participou na conferência promovida pela Eurodeputada Sofia Ribeiro sob o tema “European Young People in Residence Care – the appropriate transition to adulthood”, na qual se apresentou o estudo resultante do seu doutoramento, por parte de um investigador Açoriano, Dr. André Rodrigues. Para além dos momentos formativos e informativos sobre a União Europeia, houve ainda a possibilidade de conhecer o Parlamentarium- Centro multimédia do Parlamento Europeu, em que de uma forma interactiva foi possível conhecer a história da construção do projecto europeu.

Do programa constou também uma visita à Representação dos Açores em Bruxelas, com uma sessão informativa sobre o papel desta instituição, proferida pelo Dr. Frederico Cardigos, tendo-se seguido uma sessão informativa na REPER – Representação de Portugal junto das Instituições Europeias.

A eurodeputada Sofia Ribeiro ofereceu a toda a comitiva açoreana um jantar no Dia de Amigos, num restaurante típico em Bruxelas, que abriu espaço para uma maior confraternização entre todos e a troca de ideias e experiências. Deste e de outros momentos, resultaram a troca de opiniões e sugestões, assim como contactos para parcerias futuras, nas diversas áreas de cada grupo presente, onde também não faltou a sempre agradável animação musical com os temas tradicionais dos Açores. Durante a viagem foi possível ainda conhecer os principais pontos de interesse de Bruxelas e Bruges.

Para os Filhos da Terra, esta deslocação a Bruxelas foi de grande importância para se poder preparar futuramente projetos mais alargados, em termos geográficos e culturais, que possam, de certa forma, promover a nossa cultura insular e ao mesmo tempo aprender sobre outras dentro da grande comunidade europeia, bem como ficou sensibilizado para a importância das eleições europeias, que decorrerão no próximo dia 26 de Maio, empenhando-se na sensibilização e mobilização da sua comunidade para reduzir os níveis de abstenção.

Fonte: Filhos da Terra – Associação Sóciocultural e de Desenvolvimento Local

Ver também

MUNICÍPIO DESENVOLVE ATIVIDADE NA CASA DO ESPÍRITO SANTO DO NORTE GRANDE Município de Velas,…

MUNICÍPIO DESENVOLVE ATIVIDADE NA CASA DO ESPÍRITO SANTO DO NORTE GRANDE Município de Velas,…

MUNICÍPIO DESENVOLVE ATIVIDADE NA CASA DO ESPÍRITO SANTO DO NORTE GRANDE Município de Velas, no âmbito do seu Plano de Atividades para a Área Social, promoveu uma atividade no Norte Grande em parceria com a Junta de Freguesia e a Casa do Espírito Santo, onde a atividade se realizou. O qual teve como principal objetivo…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *