Ouvidor da Praia da Vitória desafia seminaristas a beberem do exemplo de humildade de São Tomás de Aquino

Ouvidor da Praia da Vitória desafia seminaristas a beberem do exemplo de humildade de São Tomás de Aquino

29 Janeiro, 2019 0 Por Azores Today

Ouvidor da Praia da Vitória desafia seminaristas a beberem do exemplo de humildade de São Tomás de Aquino

Jan 28, 2019 | Manchete

Festa litúrgica do padroeiro dos estudantes de Filosofia e patrono das Escolas de Teologia foi celebrado hoje no Seminário de Angra

O ouvidor da Praia da Vitória, na ilha Terceira, Pe. Emanuel Valadão Vaz convidou esta segunda feira os seminaristas de Angra a beberem na escola de São Tomás os exemplos da sabedoria e da humildade.

O sacerdote presidiu à missa da festa litúrgica do Santo que é patrono da Academia de São Tomás de Aquino do Seminário Episcopal de Angra e lembrou a sua vida que deve constituir um exemplo para todos.

“O caminho de São Tomás foi este: contra todas as expectativas, ele optou por manter pura e intacta a sua vocação; mais forte do que manter o estatuto nobre da sua família foi o aventurar-se nas asas do espírito” sublinhou o Pe. Emanuel Valadão Vaz.

“Mesmo após o reconhecimento da sua obra, São Tomás deixa-nos o legado da sua humildade” e é esta humildade “que deve ser resgatada para a pastoral” referiu o sacerdote.

“Através da santidade de São Tomás de Aquino saibamos sempre buscar a sabedoria e a humildade para nos centramos Naquele que é mais importante que é Jesus”, reforçou o sacerdote depois de ter feito uma abordagem à vida de São Tomás a partir da liturgia.

O responsável pela ouvidoria da Praia da Vitória lembrou que o grande formador “é o Espírito Santo” e que é “Ele que nos abre a porta para entrarmos nesta escola que é a vida de Jesus Cristo, o Evangelho que nos ajuda a descobrir a verdade da nossa fé”.

Para o presidente da Academia de São Tomás de Aquino, com sede no Seminário, a festa litúrgica deste Santo é sempre muito importante para o Seminário.

Este ano o tríduo preparatório da festa foi assegurado por sacerdotes de fora do Seminário, por opção “da Assembleia Geral” disse Pedro Carvalho, aluno do quinto ano de Filosofia.

Os padres Duarte Gonçalves Rosa; Domingos Graça e Cipriano Pacheco presidiram aos tríduos, sendo o último dia pregado pelo Diácono Fábio Carvalho.

Fonte: Igreja Açores