As nove feéricas ilhas ganharam, ao longo dos últimos anos, um incremento cultural que, em verdade, nunca tiveram. Várias centenas de artistas, oriundos dos quatro cantos do mundo, têm contribuído, com a sua criatividade e paixão – ingredientes necessários para levar a bom porto a cultura –, colocando os Açores no Mapa Mundis das Artes e das Letras.

Terry Costa é o rosto e alma deste projecto MiratecArts, que inclui o Azores Fringe Festival e o Montanha Pico Festival, entre outros. Entretece-o há já sete anos, tendo o Pico como polo central, disseminando-o pelas demais ilhas.

Quando a tarde já se despedia foi apresentado em Santa Luzia do Pico, na Paim Bookhouse Gallery – espaço de cultura onde literatura e pintura se dão com notória cumplicidade –, a obra “IN PICO” de José Efe e Judy Rodrigues (autora das pinturas e desenhos). Num ambiente informal, o lançamento/apresentação, inserido no Montanha Pico Festival, foi, sobretudo, um encontro de pessoas que amam as Artes, aproveitando o ensejo para conviver, num contexto diferente do que habitualmente acontece – antes e depois do evento houve repasto, prolongando-se a exaltação/exultação das Letras quase até ao dia seguinte!

Manuel Azevedo, anfitrião, regozijou-se pela realização do evento na casa dos livros, a sua casa; Terry Costa abordou o contexto da apresentação no seio do festival Montanha; Coube a Lídia Saragaço a apresentação propriamente dita, i.e, juntando à tarefa extremamente aturada da tradução para a língua inglesa, que mereceu o elogio de quem acompanhou todo o processo.

Os autores confessaram o amor à primeira vista pela Ilha do Pico, explicando como o “IN PICO” ganhou forma – beberam a essência e idiossincrasia da Ilha, percorrendo-a de carro e a pé, observando, algumas vezes com deslumbramento, os encantos tamanhos. Quem vem ao Pico pela vez primeira, “não passa muito tempo sem lá voltar”.

O livro “IN PICO” é biligue (inglês e português) e pode ser adquirido através da editora www.in-libris.pt

por José Efe

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here