LAGOA ANFITRIÃ NA REALIZAÇÃO DO V FÓRUM REGIONAL DA REDE DE AUTARQUIAS PARTICIPATIVAS É…

LAGOA ANFITRIÃ NA REALIZAÇÃO DO V FÓRUM REGIONAL DA REDE DE AUTARQUIAS PARTICIPATIVAS É…

15 Janeiro, 2019 0 Por Azores Today

LAGOA ANFITRIÃ NA REALIZAÇÃO DO V FÓRUM REGIONAL DA REDE DE AUTARQUIAS PARTICIPATIVAS

É já esta sexta-feira, dia 18 de janeiro, que a Lagoa será anfitriã do V Fórum da Rede de Autarquias Participativas, que irá decorrer no Cineteatro Lagoense Francisco D´Amaral Almeida, numa parceria entre a Rede de Autarquias Participativas – RAP e a Câmara Municipal de Lagoa.

Refira-se que, a Lagoa pertence à Rede de Autarquias Participativas desde 2016, com os propósitos inerentes à sua criação: promover a democracia participativa a nível local, assegurando o envolvimento dos eleitos, dos técnicos e dos cidadãos; facilitar a troca de experiências, fortalecendo as práticas em curso e ampliando a novos mecanismos de envolvimento dos cidadãos na gestão pública nas autarquias; promover a capacitação dos diversos atores envolvidos nos processos participativos; criar, alimentar e divulgar um sistema de informação atualizada sobre os mecanismos de democracia participativa no país e promover relações de cooperação internacional com outras redes e estruturas, facilitando a incorporação de novos mecanismos e divulgando as práticas desenvolvidas em Portugal.

Através deste fórum que, pretende ser um espaço de partilha de experiências entre os municípios nacionais e locais, a Câmara Municipal de Lagoa quer demonstrar a relevância da envolvência entre os eleitos e os cidadãos, numa sociedade que se pretende ativa, nomeadamente através dos Orçamentos Participativos.

Efetivamente, a autarquia lagoense considera que os jovens devem estar envolvidos na sociedade democrática, na promoção de uma cidadania ativa, com o seu envolvimento e participação, desse modo, implementou e apoia o Orçamento Participativo Jovem (OPJ) desde 2016.

O OPJ assume-se como um importante meio de atuação, potenciador da participação dos jovens na vida das comunidades locais, permitindo a colaboração dos mesmos na elaboração do orçamento municipal, estreitando, desse modo, a ligação entre a autarquia e os jovens lagoenses. A Câmara Municipal de Lagoa dá, desta forma, um passo na construção de um concelho, com maior participação dos jovens, que têm a oportunidade de desenvolver processos participativos e de decisão em matérias que lhe dizem diretamente respeito, fundamentais para o seu futuro e para o desenvolvimento da comunidade.

Atualmente, estão executadas duas propostas do OPJ, nomeadamente a Casa da Água e os Jogos sem Barreiras, que datam de 2016 e 2017 respetivamente, sendo que, as Diversões aquáticas no Complexo Municipal de Piscinas e na Caloura, de 2018, encontra-se em fase de desenvolvimento.

O V Fórum Regional da Rede de Autarquias Participativas conta, na mesa de abertura, com a participação de Cristina Calisto, Presidente da Câmara Municipal de Lagoa; José Manuel Ribeiro, Presidente da Rede de Autarquias Participativas e Victor Santos, Diretor Regional da Organização e Administração Pública.

De seguida, o tema “Orçamentos Participativos de escala regional e em contexto insular”, será abordado pelos oradores, Ana Laranjeira do Governo Regional dos Açores, e pelo Consultor do Banco Mundial, Nelson Dias, que irá falar sobre o Orçamento Participativo de Sakhalin, na Rússia.

Por seu turno, Isabel Xavier, chefe de divisão da Câmara Municipal de Cascais e Rita Moreira, Técnica da Cascais Ambiente, irão abordar o mote “Fidelizar Práticas de Cidadania Ativa”.

A mesa redonda, contará com a participação de Albertina Oliveira, vereadora da Câmara Municipal de Lagoa; José Manuel Bolieiro, Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada; Ester Pinto Pereira, vereadora da Câmara Municipal da Horta e Leonor Batista, vereadora da Câmara Municipal da vila do Porto, da ilha de Santa Maria.

De relembrar que, todos os interessados em participar no V Fórum Regional da Rede de Autarquias Participativas deverão efetuar a sua inscrição através do seguinte link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScQdFhvMfCdZzTTe7tOwznr3jvMBQ_O3GYiZh9X4hAvltSUYg/viewform

Fonte: Câmara Municipal de Lagoa – Açores