Terceira. Depósitos de resíduos agrícolas propagam praga de ratos

Terceira. Depósitos de resíduos agrícolas propagam praga de ratos

18 Dezembro, 2018 0 Por Azores Today

O PSD/Terceira alertou para o risco vigente nos depósitos de resíduos agrícolas junto aos postos de leite, “que têm funcionado como fator gerador da propagação de ratos, assim como elemento de poluição ambiental e até visual, um pouco por toda a ilha, tornando-se autênticas lixeiras a céu aberto”.

Rui Espínola, vice-presidente da comissão política de ilha, exige ao Governo Regional e às duas câmaras municipais da Terceira que procedam “a um correto acondicionamento daqueles espaços, promovendo uma recolha muito mais exaustiva e frequente, de modo a que deixemos de ter essas lixeiras espalhadas um pouco por toda a ilha. Só assim se evitará a propagação de ratos por essa via, eliminando-se um claro foco de poluição”, afirma.

Segundo o social-democrata, “é positivo que os nossos empresários agrícolas disponham de espaços próprios para a colocação de plásticos e outros resíduos agrícolas. Agora não podemos permitir que se continue a fazer mau uso daqueles espaços”, criticou.

Rui Espínola alerta que “quando aumenta a intensidade do vento, os resíduos sobrevoam todos os espaços circundantes, causando elevada poluição ambiental e visual”, refere.

“Além disso, alguns cidadãos entenderam usar aqueles espaços como locais de depósito de todo o tipo de resíduos domésticos, monstros e outros, desvirtuando aquela que deveria ser a funcionalidade dos mesmos”, acrescenta, pugnando por “uma maior fiscalização das entidades oficiais”.

“Numa época em que tanto se aposta no Turismo, esta é efetivamente uma imagem que distingue a nossa ilha pela negativa, afetando aquelas que deviam ser as marcas da Terceira: Natureza e cultura”, conclui o vice-presidente do PSD local.

Fonte: PSD Açores