Parlamento aprova proposta do PSD para melhorar abastecimento de água na Madalena do Pico

Parlamento aprova proposta do PSD para melhorar abastecimento de água na Madalena do Pico

12 Dezembro, 2018 0 Por Azores Today

O parlamento açoriano aprovou, por unanimidade, um projeto de resolução do PSD/Açores que recomenda ao governo regional a realização de investimentos que melhorem o abastecimento de água no concelho da Madalena, na ilha do Pico.

A iniciativa dos social-democratas, apresentada em plenário pelo deputado Marco Costa, propõe ao governo regional a construção ou a instalação de infraestruturas para armazenamento de água e a execução de uma eficaz rede de distribuição para fazer face à falta de água destinada à agricultura.

Atualmente, os agricultores do concelho da Madalena são obrigados a recorrer às mesmas fontes de abastecimento que servem a população em geral, o que tem causado constrangimentos vários.

“No Pico e particularmente no concelho da Madalena, detetam-se fragilidades nas reservas de água, com a sobre-exploração das nascentes subterrâneas, levando a que os níveis de salinidade estejam acima do que a legislação permite”, lembrou.

Marco Costa explicou que, devido à ausência de investimentos do governo regional nesta área, “está-se a saturar as reservas de água que, além de serem utilizadas no abastecimento doméstico, estão também a servir a agricultura porque não existe outra alternativa”.

No projeto de resolução, o PSD/Açores recomenda ao executivo a construção ou instalação de equipamentos e de infraestruturas para armazenamento de água, nomeadamente através da instalação de reservatórios ou impermeabilização de ocorrências orográficas naturais na Serra das Velhas.

A proposta dos social-democratas, que recebeu voto favorável de todos os partidos, recomenda ainda a execução de condutas para transporte, e respetivos postos de abastecimento, que assegurem a distribuição, nas encostas oeste e norte do Pico, numa extensão aproximada de seis quilómetros, possibilitando a distribuição de água pelas seis freguesias do concelho da Madalena”.

Fonte: PSD Açores