O deputado do PSD/Açores na Assembleia da República, António Ventura, disse que o Governo está “desaparecido” perante a “persistente crise na bovinicultura de leite em Portugal e, em especial nos Açores”, região onde estão metade dos produtores do país e que produz mais de 30% do leite nacional.

“O governo simplesmente desapareceu, e não governa para o setor”, considera o social-democrata, que falava na Audição ao Ministro da Agricultura, dedicada ao setor do leite, no âmbito da Comissão de Agricultura e Mar.

“A crise é real e os factos comprovam que Portugal continua entre os últimos seis Estados da cauda da União Europeia. E o preço do leite mantém-se abaixo da média europeia em cerca de 15%”, sublinhou o deputado.

António Ventura adianta que, “na União Europeia (UE), os preços estão a recuperar, mas em Portugal a recuperação é muito lenta, o que significa que as medidas implementadas por este governo não surtiram efeito”.

“Estamos no último ano desta governação e é tempo de comparar as medidas deste governo com os resultados, e esses são uma continuada crise na bovinicultura de leite, manifestada pelos baixos preços”, afirmou o social-democrata.

“Enquanto a UE está a sair da crise, Portugal continua a sofrer com ela”, disse António Ventura.

O deputado do PSD/Açores lembrou que a bovinicultura de leite em Portugal e nos Açores “é um setor estratégico de combate ao envelhecimento e ao despovoamento, pelo que o preço do litro do leite pago ao produtor deve merecer uma preocupação de acompanhamento do Governo”, concluiu.

Fonte: PSD Açores

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here