CLÁSSICOS DE NATAL | Coliseu Micaelense Hoje damos a conhecer a biografia da solista…

CLÁSSICOS DE NATAL | Coliseu Micaelense Hoje damos a conhecer a biografia da solista…

6 de Dezembro, 2018 0 Por Azores Today


CLÁSSICOS DE NATAL | Coliseu Micaelense

Hoje damos a conhecer a biografia da solista Helena Ferreira, que irá actuar no concerto de natal “Clássicos de Natal” do grupo Coral de São José, no próximo dia 9 de dezembro, pelas 17H00. 🎹🎙

Se ainda não tem o seu bilhete, poderá fazê-lo na bilheteira do Coliseu Micaelense ou online, através da BOL (Bilheteira Online). Informamos que no dia do concerto, 9 de dezembro, a nossa bilheteira estará aberta das 15H00 às 17H00.
Entrada 🎫: 10 e 12€

BIOGRAFIA
Helena Castro Ferreira é natural de Lagoa, S. Miguel e actua em palco como cantora e/ou actriz desde os quatro anos de idade. Iniciou os estudos musicais aos 9 anos, em piano, tendo ingressado o Conservatório Regional de Ponta Delgada aos 12, na turma da professora Irina Semenova.
Mudou, no final de 2003, para técnica vocal ficando sob a tutela da professora Maria Imaculada Pacheco. Em 2008 concorreu para a Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, no Porto, onde estudou com os professores José Oliveira Lopes e Margarida Reis. Após dois anos, optou por fazer provas para a Universidade de Música e Teatro de Hamburgo onde terminou a licenciatura em canto e o mestrado em Ópera. Foi aluna de canto da Professora Carolyn Grace James; e de cénica do professor Florian Leibrecht.
Foi indicada pelo ainda actual presidente da mesma Universidade para o prémio “Berenberg Bank” que ganhou em 2013. É também detentora do 3. Lugar ex-aequo e do 2. Lugar nos VII e IX Concurso Nacional de Canto Lírico da Fundação Rotária Portuguesa. Foi ainda bolseira da mesma fundação durante o mestrado. Em música de câmara ganhou o prêmio “Live Music Now – Hamburg”.
Frequentou vários cursos de aperfeiçoamento entre os quais se destacam os cursos com Claudine Ansermet, Sandra Medeiros, Elisabete Matos, Doreen DeFeis, James Hooper, Reri Grist e Edda Moser.
Tem-se apresentado em diversos papéis operáticos e concertos na Alemanha, Portugal Continental e Açores. Fez parte da temporada de Verão 2015 do Teatro de Bremerhaven. Em Portugal, estreou-se em 2011 no papel de Gretel, em “Hänsel und Gretel” e na Alemanha, em 2014, no papel de Angelica, na ópera “Suor Angelica”, tendo sido considerada na altura pela crítica alemã como uma protagonista “fora de série”.
Atualmente frequenta o primeiro ano do Doutoramento em Estudos em Performance da Universidade de Aveiro, orientada pela Professora Isabel Alcobia.

Fonte: Coliseu Micaelense