CÂMARA MUNICIPAL HOMENAGEIA MARIA MADALENA MADUREIRA PELA SUA COMPETÊNCIA E PROFISSIONALISMO NA EDUCAÇÃO E…

CÂMARA MUNICIPAL HOMENAGEIA MARIA MADALENA MADUREIRA PELA SUA COMPETÊNCIA E PROFISSIONALISMO NA EDUCAÇÃO E…

21 de Novembro, 2018 0 Por Azores Today


CÂMARA MUNICIPAL HOMENAGEIA MARIA MADALENA MADUREIRA PELA SUA COMPETÊNCIA E PROFISSIONALISMO NA EDUCAÇÃO E DESPORTO NA LAGOA

A autarquia lagoense homenageou, ontem, no edifício dos Paços do Concelho, a professora Maria Madalena Madureira, numa cerimónia emotiva, onde a Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Cristina Calisto, atribuiu, simbolicamente, o Voto de Louvor, em reconhecimento pela atividade que desempenhou de forma competente, profissional e contributiva para a educação e desporto, em particular, na modalidade do atletismo, durante 14 anos que teve ao serviço da Lagoa.

Na ocasião, a líder do executivo camarário, manifestou-se claramente satisfeita por ter ao seu lado a professora Madalena, uma referência na área do desporto que mostrou capacidades profissionais que, acima de tudo, cativaram a juventude lagoense para a prática da modalidade de atletismo, incluindo a própria autarca. Cristina Calisto salientou, assim, que” o município de Lagoa demonstra claramente gratidão pelo seu trabalho desempenhado na educação e desporto, como, aliás, se comprova com a sala cheia de amigos e antigos atletas que se deslocaram de propósito para homenagear a professora.”

Por sua vez, Maria Madalena Madureira, claramente emotiva, agradeceu a todos, em particular, à Patrícia Rebelo, antiga atleta e responsável também por toda a homenagem.

Aquando da cerimónia de homenagem foi ainda exibido um vídeo que consistiu num registo de memórias, nomeadamente de atletas treinados pela professora, nas competições nacionais e regionais e de um pequeno testemunho das suas filhas que enalteceram o papel de Madalena, não só enquanto mãe, mas também enquanto professora por conseguir cativar e unir os seus alunos em torno do desporto.

Esta homenagem ficou, igualmente, marcada pela entrega de um testemunho com a inscrição da nova imagem do desporto 0/947, que continha as assinaturas de antigos atletas que quiseram manifestar o seu agradecimento à professora. Igualmente, o Vice-presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Ricardo Martins Mota, entregou uma medalha de reconhecimento, simbolizando o relógio que Madalena Madureira usava ao peito, durante a sua atividade e que, em seu entender, representa também o tempo despendido em prol da educação e desporto ao longo de 14 anos na Lagoa.

A noite foi também marcada pela sessão de lançamento do livro de Maria Madalena Madureira, intitulado “Pequenas Palavras, Grandes Pensamentos”, apresentado por Aníbal Pires.

De salientar que, a professora de educação física nasceu em Angola, em 1945, e lecionou Educação Física na Escola Preparatória de Lagoa, de 1987 a 2001. Maria Madalena Madureira colaborou durante vários anos com a Câmara Municipal de Lagoa na organização das Corridas de Atletismo, realizadas, anualmente, entre a vila de Água de Pau e a cidade de Lagoa.

Foi a fundadora do Clube de Atletismo da Escola Preparatória da Lagoa e treinou vários jovens e atletas lagoenses que se evidenciaram em provas regionais, nacionais e europeias, na área do atletismo. Foi prospetora de talentos, de 2002 a 2004, um projeto que mereceu o apoio da autarquia lagoense.

Detentora de um amplo currículo, desempenhou vários cargos de relevo, designadamente: representante da ilha de São Miguel, em Atletismo, no Conselho Regional de Alta Competição; selecionadora regional aquando da realização dos Jogos das Ilhas; presidente e diretora técnica da Associação de Atletismo de São Miguel; selecionadora dos escalões de formação da Ilha de São Miguel; treinadora dos escalões de formação do Clube de Atletismo da Lagoa e nos escalões de formação e seniores do Clube Operário Desportivo e juiz de Atletismo em provas regionais, nacionais e internacionais.

Fonte: Câmara Municipal de Lagoa – Açores