ùltimas Notícias
Inauguração da Capela da Luz Eterna em Ponta Garça A inauguração da Capela da…

Inauguração da Capela da Luz Eterna em Ponta Garça A inauguração da Capela da…


Inauguração da Capela da Luz Eterna em Ponta Garça

A inauguração da Capela da Luz Eterna, na freguesia de Ponta Garça, teve lugar no dia 16 de novembro, numa cerimónia que contou com a presença do Presidente do Governo Regional dos Açores, Dr. Vasco Cordeiro.

Na ocasião, o Presidente da Autarquia de Vila Franca do Campo, Dr. Ricardo Rodrigues, lembrou que, durante muitos anos, o povo de Ponta Garça reivindicou que os seus entes queridos tivessem um lugar acolhedor para poderem ser velados durante a sua última estadia na terra. Contudo, disse, “importa agora enaltecer a inauguração desta obra, um equipamento que satisfaz plenamente as necessidades da freguesia”.

Em relação à obra projetada pelo arquiteto Bernardo Rodrigues, observou que “há projetos que à primeira vista nos parecem exóticos ou fora do comum, mas a história ensina-nos que os arrojados fizeram sempre bem em fazer diferente. Por todo o mundo, temos exemplo de projetos que pela sua natureza e capacidade diferenciadora são ou serão apreciados no futuro próximo, sendo mais valias para os locais onde se situam”.

O projeto da Capela da Luz Eterna foi criado em 2002. O autor do projeto é o arquiteto Bernardo Rodrigues, premiado internacionalmente, natural de Ponta Garça, o qual tem obras espalhadas por países como os Estados Unidos da América, a China, o Japão e o Dubai e, Portugal, nomeadamente nos Açores.

Localizada numa rua lateral, subindo a estrada principal de Ponta Garça, junto ao cemitério local, a capela tem dois níveis, uma pequena sala e casa de banho em baixo e a capela em cima. Uma primeira pirâmide invertida de betão sustenta uma segunda feita de aço. A pedra mármore de cor verde da Guatemala cobre as paredes exteriores, com zinco no telhado. As paredes prateadas do interior refletem a luz filtrada das aberturas.

Em 2009, a obra parou por falta de verba para a concluir. No executivo camarário liderado por Ricardo Rodrigues foi deliberado retomar a obra parada da Capela da Luz Eterna.

Assim, em março de 2017, foi assinado o contrato da empreitada da obra da Capela da Luz Eterna com a empresa Caetano e Medeiros, e com o Gabinete do Eng.º Tavares Vieira na fiscalização.

A obra ficou orçamentada em cerca de 250 mil euros (a que acresceu o custo da fiscalização), ficando o custo total da construção da Capela da Luz Eterna fixado em cerca de 800 mil euros, desde o momento da sua génese.

A empreitada consistiu na finalização da estrutura existente em betão e ferro, incluindo revestimentos interiores, iluminação, sanitários, mobiliário fixo, revestimentos e arranjos exteriores, iluminação e sinalética.

Ponta Garça passa a ter uma infraestrutura que reclamava há muitos anos, sendo que o que foi investido inicialmente ainda estava em boas em condições e ganha uma obra que poderá vir a ser uma referência arquitetónica, uma vez que o arquiteto responsável pelo projeto, Bernardo Rodrigues, é premiado.

A freguesia, que contém mais de 3500 habitantes sendo uma das maiores freguesias dos Açores, não tinha, até à data, uma capela mortuária, sendo que os falecidos eram velados em casa dos familiares, em alguns casos, na Ermida de Nossa Senhora das Mercês (privada), ou no centro de Vila Franca do Campo.

Impunha-se, por isso, dotar a freguesia de Ponta Garça com uma casa mortuária, que correspondesse com dignidade às necessidades de uma tão vasta população. Ponta Garça tem, a partir de agora, um espaço próprio para velar com dignidade os seus falecidos.

GCCMVFC

Fonte: Câmara Municipal de Vila Franca do Campo

Ver também

Romeiros da Vila de Rabo de Peixe 2019 (video)

Imagens da autoria de António Travassos do Rancho de Romeiros da Vila de Rabo de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *