Reitor pede à diocese que “abrace” o Seminário Episcopal de Angra e “dê a conhecer a sua necessária existência”

Reitor pede à diocese que “abrace” o Seminário Episcopal de Angra e “dê a conhecer a sua necessária existência”

Nov 9, 2018 | Manchete

Semana dos Seminários, que começa domingo, levará jovens seminaristas em missão às diferentes ilhas

A Semana dos Seminários, que se realiza de 11 a 18 de Novembro, com o tema “Formar Discípulos Missionários”, é “tempo e oportunidade” para que a “Diocese abrace o seu Seminário, num ambiente de oração, generosidade, partilha e se dê a conhecer a sua necessária existência”, afirma o reitor do Seminário de Angra num artigo de opinião publicado no sitio Igreja Açores.

Durante esta semana, o Seminário suspende as suas atividades, para que os seminaristas partam em missão, a diversas Ouvidorias e Ilhas, às escolas, catequeses, grupos de jovens, comunidades cristãs.

“O tempo é de saída e de missão!” refere o Pe. Hélder Miranda Alexandre.

Contam-se ainda várias Vigílias de Oração, como aquela que inicia a semana no dia 10 de Novembro, na Igreja de Santa Luzia da Praia da Vitória, pelas 20h00, e ainda encontros de Pré-Seminário em São Miguel e Terceira.

“Enfim, um pouco de tudo, para que valha a pena confiar na Providência!” sublinha o sacerdote lembrando que a ideia de fundo no que ao papel dos Seminários diz respeito é que seja instituições que possam “formar discípulos missionários”, “enamorados do Mestre”, pastores com o “cheiro das ovelhas, que vivam no meio delas para servi-las e conduzi-las à misericórdia de Deus”.

“O Seminário é lugar privilegiado que perpetua na história este tempo único e inesquecível do encontro com o Mestre da escola divina” acrescenta ainda o reitor, citando os documentos do magistério da Igreja sobre a formação e o papel dos seminários.

“Apresenta-se como um tempo e um espaço; mas configura-se sobretudo como uma comunidade educativa em caminhada: é a comunidade promovida pelo Bispo para oferecer a quem é chamado pelo Senhor a servir como os Apóstolos, a possibilidade de reviver a experiência que o Senhor reservou aos Doze” esclarece citando a encíclica de São João Paulo II Pastores Dabo Vobis

O Seminário de Angra conta este ano com 22 seminaristas: um da Ilha das Flores, um da Ilha do Faial, dois da Ilha do Pico, dois da Ilha de São Jorge, um da Ilha Terceira e quinze da Ilha de São Miguel.

“É oportunidade para darmos graças a Deus, mas é necessário nunca deixar o entusiasmo de pedir ao Senhor da Messe. Os tempos das colheitas abundantes de outrora já não voltam. A Igreja e o Espírito inspiram-nos a percorrer caminhos novos, difíceis, sem dúvida, mas seguramente mais aliciantes!”, conclui o reitor.

Fonte: Igreja Açores

Ver também

Em véspera de fim de semana recordamos os bailes de máscaras do CARNAVAL DA…

Em véspera de fim de semana recordamos os bailes de máscaras do CARNAVAL DA…

Em véspera de fim de semana recordamos os bailes de máscaras do CARNAVAL DA GRACIOSA 2019 !!!Carnaval 2019 - Bailes de Máscaras

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *