CMH pioneira na organização de jornadas de empreendedorismo dedicadas aos jovens A Câmara Municipal…

CMH pioneira na organização de jornadas de empreendedorismo dedicadas aos jovens A Câmara Municipal…


CMH pioneira na organização de jornadas de empreendedorismo dedicadas aos jovens

A Câmara Municipal da Horta é pioneira, nos Açores, na promoção de jornadas de empreendedorismo dedicadas aos jovens, “porque consideramos importante motivar os jovens para a inovação e dotá-los de ferramentas que permitam uma maior intervenção social e comunitária”, afirmou José Leonardo Silva, na abertura da palestra motivacional que decorreu hoje na Escola Secundária Manuel de Arriaga.
“Estas jornadas têm como objetivo principal motivar os jovens numa altura em que a própria sociedade está em mudança”, disse José Leonardo Silva, alertando para a necessidade de “termos “engenho” para encontrar alternativas de futuro, uma vez que o Estado não tem capacidade para dar resposta às necessidades de emprego que existem”.
O segundo dia da IV edição das Jornadas de Juventude Empreendedora, organizadas pela Câmara Municipal da Horta em parceria coma AJIFA e com a Direção Regional da Juventude, ficou marcado pelo workshop de escrita humorística com Hélder Medeiros, mais conhecido como Helfimed.
Para este youtuber, cujo canal tem mais de 74 mil seguidores, “esta minha aventura começou em 2006. O primeiro filme que fiz foi uma dobragem da Guerra das Estrelas e tornou-se viral. Daí para a frente foi sempre a crescer. Para proliferar na Internet é preciso usar do bom senso. Por enquanto, a Internet é um mundo selvagem, sem filtro e sem controlo, pelo que o mais importante é tentar perceber a diferença entre o bom e o mau.”
Aos jovens revelou que “o sonho de qualquer pessoa é tornar o seu passatempo na sua profissão, mas isso requer trabalho. Costumo dizer que o meu caso é um caso de sucesso instantâneo que demorou só 15 anos a acontecer… mais do que ser empreendedor, é preciso dedicação e trabalho para que as coisas deem certo.”
Marine Antunes, autora do livro “Cancro com Humor” e Tiago Castro, conhecido dos ecrãs como o “Crómio” dos Morangos com Açúcar, foram os autores da palestra motivacional “Se podes sonhar, podes concretizar”.
Resiliência, coragem, auto-estima, bullying e preconceito são os temas que foram abordados, com o objetivo de, “através das nossas histórias de vida, criar empatia com os jovens e inspirá-los a tomarem as suas decisões para que tenham uma vida empreendedora e assertiva”, referem os palestrantes que entendem que, “ser empreendedor, é ser capaz de enfrentar obstáculos todos os dias das nossas vidas.”
Neste segundo dia de Jornadas de Juventude Empreendedora, na Escola Profissional da Horta, Viviana Val e Joana Cardoso falaram das suas experiências nas áreas do artesanato e na gastronomia.
“Quis sobretudo mostrar a estes jovens que é possível, ainda que nem tudo seja um mar de rosas, trabalhar naquilo que se gosta para acordar e deitar todos os dias feliz. Faço aquilo que gosto, vou trabalhar com boa disposição e isso para mim, mais do que a questão financeira, é o mais importante”, salienta Viviana Val, artesã.
Já Joana Cardoso, dona do “Ah Boca Santa”, confessa que sempre adorou cozinhar e, contra todas as adversidades, deixou o seu trabalho fixo e dedicou-se à cozinha: “Realizei o meu sonho de criança. Não foi fácil pôr de pé este projeto, mas se fosse fácil não era tão emocionante. A recetividade das pessoas tem sido muito boa e isso dá-nos força para continuar. É esta a mensagem que quis deixar a estes jovens. Façam o que gostam, dediquem-se aos seus sonhos”.
Por sua vez, João Filipe Silva, autor da palestra “Volta aos Açores Contra as Dependências”, partilhou com os presentes a sua experiência de vida em relação à adição. “Vivi na primeira pessoa a adição de substâncias ilícitas e lícitas. É uma doença grave, crónica e mortal em muitos casos, mas temos que a tratar e que a tentar contrariar. Vi a minha vida desgovernada e este projeto pessoal pretende desmistificar este assunto que ainda é muito tabu. Sou um dependente em recuperação e por ter passado por este problema, senti a necessidade de alertar estes jovens”.
Os jovens assistiram a todas estas iniciativas de forma entusiasta e reconheceram que é importante perceber que existem inúmeras alternativas no que ao seu futuro diz respeito.

Fonte: Município da Horta

Ver também

Pedro Silva ganha terceiro lugar para Portugal

Centenas de participantes, de entre mais de 50 países, tentaram captar a melhor imagem de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *