Direção Regional das Pescas promove em São Miguel cursos de Arrais de Pesca e Arrais de Pesca Local

A Direção Regional das Pescas iniciou esta semana novos cursos de preparação para exame em Arrais de Pesca e Arrais de Pesca Local em Ponta Delgada, abrangendo cerca de três dezenas de profissionais de todos os portos de pesca da ilha de São Miguel.

Na seleção dos candidatos foram considerados casos já com licenças provisórias e marítimos em que os pais, donos da embarcação, se encontram em idade de reforma.

O Diretor Regional das Pescas frisou que o exame para a categoria de Arrais de Pesca visa “a certificação dos profissionais na categoria de mestrança, com competências para ‘comandar’ uma embarcação”.

Nesta categoria, o profissional deverá ter, pelo menos, seis meses de embarque e a categoria de Arrais de Pesca Local.

Em simultâneo, está a decorrer o acesso para a categoria de Arrais de Pesca Local, em que o profissional deverá possuir um ano de embarque e a categoria de Pescador.

A formação, segundo Luís Rodrigues, procura “desenvolver as capacidades dos alunos para os problemas relacionados com as competências profissionais atribuídas à categoria de Mestre”.

Esta categoria pretende “aprofundar os conhecimentos teórico-práticos necessários ao pleno desempenho da profissão, bem como contribuir para a melhoria das condições de segurança individual e coletiva da atividade a bordo das embarcações”, acrescentou.

Segundo Luís Rodrigues, “a aprendizagem tem como base a legislação ligada ao setor das pescas, informação relacionada com as áreas de operação das embarcações, manuseamento do pescado, segurança no mar e sustentabilidade na pesca”.

Para além da formação de Arrais de Pesca e de Arrais de Pesca Local que está em curso, durante o mês de outubro a Direção Regional das Pescas, em parceria com a Rede Valorizar, vai iniciar, em Rabo de Peixe, mais três cursos para obtenção dos níveis de escolaridade correspondentes ao 4.º, 6.º e 9.º ano, abrangendo profissionais do setor afetos a vários portos de pesca de São Miguel.

Fonte: GaCS/GM

Ver também

Fonte: Município de São Roque do Pico

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *