António Ventura questiona António Costa sobre “desleixo” da República na defesa das regiões ultraperiféricas

António Ventura questiona António Costa sobre “desleixo” da República na defesa das regiões ultraperiféricas

11 Outubro, 2018 0 Por Azores Today

O deputado do PSD/Açores na Assembleia da República, António Ventura, questionou o primeiro-ministro sobre o “desleixo” do governo da República na defesa das regiões ultraperiféricas dos Açores e Madeira, no âmbito das negociações do próximo quadro comunitário de apoio (2021-2027) da União Europeia.

“Na posição preliminar que o governo da República enviou para a Comissão Europeia, todas as reivindicações dos Açores e Madeira são resumidas a pouco mais de quatro linhas. Ou seja, não está lá quase nada”, afirmou o social-democrata, dirigindo-se a António Costa, no debate parlamentar sobre o Estado da União 2018.

O deputado açoriano lamentou que “a preocupação de Portugal com as regiões ultraperiféricas é manifestada quatro linhas”, o que fez com que o país tenha iniciado as negociações com a Comissão Europeia numa posição de “fragilidade”.

“Esta atitude do governo da República é lesiva para as regiões ultraperiféricas dos Açores e Madeira”, disse.

António Ventura condenou igualmente a postura do governo português no âmbito da revisão do “Mecanismo Interligar a Europa” – instrumento europeu que financia projetos em áreas como as da energia ou dos transportes –, dado que o executivo apenas inscreveu na sua proposta a integração da via navegável do Douro no Corredor Atlântico da Rede Transeuropeia de Transportes.

“As regiões ultraperiféricas dos Açores e Madeira, com tantos portos e aeroportos, foram esquecidas por este governo da República. Este esquecimento é propositado, senhor primeiro-ministro, ou resulta do desleixo do governo relativamente às regiões ultraperiféricas”, questionou.

António Ventura alertou ainda para a necessidade do programa POSEI ser aumentado no próximo quadro comunitário de apoio da União Europeia.

Fonte: PSD Açores