11 de outubro – Dia Internacional do Combate à Obesidade Perto de um 1,9…

11 de outubro – Dia Internacional do Combate à Obesidade Perto de um 1,9…


11 de outubro – Dia Internacional do Combate à Obesidade

Perto de um 1,9 milhões de portugueses são obesos. A obesidade é já a segunda maior causa de morte, depois do tabaco.
A obesidade enquanto fator de risco é preponderante para a diabetes, para a hipertensão e para o aumento do colesterol e dos triglicéridos.
A obesidade tem uma componente comportamental, mas existem fatores fisiológicos, genéticos, epigenéticos que condicionam a doença. Sabemos que uma alimentação e uma atividade física exatamente igual dão resultados diferentes em termos de peso em pessoas diferentes.
Os genes da obesidade foram-nos selecionando ao longo da evolução. Em termos de escassez eram aqueles que conseguiam “aproveitar tudo o que comiam” que sobreviviam e, portanto, estamos a lutar contra a nossa natureza.
A prevenção é fundamental e deve começar junto dos mais jovens, eles próprios vão educar a família. Promover hábitos de vida saudáveis são palavras às vezes um pouco vãs, mas é mesmo assim: fomentar uma alimentação saudável e hábitos de exercício físico saudável.

Fonte: Município de São Roque do Pico

Ver também

A Casa dos Açores em Lisboa promove o lançamento do livro “Corpo de Ilhas”,…

A Casa dos Açores em Lisboa promove o lançamento do livro “Corpo de Ilhas”,…

A Casa dos Açores em Lisboa promove o lançamento do livro “Corpo de Ilhas”, de Lélia Nunes esta terça feira, 13 de novembro. Saiba mais em: http://www.culturacores.azores.gov.pt/agenda/?id=30179

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *