A Câmara Municipal das Lajes do Pico, em parceria com a Junta de Freguesia…

A Câmara Municipal das Lajes do Pico, em parceria com a Junta de Freguesia…


A Câmara Municipal das Lajes do Pico, em parceria com a Junta de Freguesia das Lajes do Pico, inserida no âmbito do programa “ECO Freguesia-Freguesia Limpa”, os Serviços do Ambiente do Pico, a Associação “Os Montanheiros” e o Agrupamento 770-Lajes do Pico, realizou, no dia 13 de setembro, uma ação de limpeza da Plataforma Costeira das Lajes do Pico, no âmbito da campanha nacional “Limpar Portugal 2018”.

Esta “área” havia sido limpa no passado 25 de maio, no âmbito da Campanha “Açores Entre Mares 2018”, no qual foram recolhidos cerca de 4 toneladas de resíduos, no entanto após a realização das festividades da Semana dos Baleeiros, verificou-se um acréscimo de deposição de resíduos, destacando-se embalagens de plástico/metal e vidro (copos e garrafas), palhinhas e beatas.

A intervenção de limpeza foi efetuada na orla costeira, desde a Ermida de São Pedro até ao Clube Náutico das Lajes do Pico, no qual se recolheram cerca de meia tonelada de resíduos, destacando-se embalagens de plástico/metal e vidro, madeiras, pneus, cordas e boias de pesca, entre outros resíduos urbanos indiferenciados (RSUs) e outros “monos e monstros”, sendo posteriormente triados, devidamente por tipologia, conjuntamente com as entidades presentes, e entregues no Centro de Processamento de Resíduos e de Valorização Orgânica por Compostagem da Ilha do Pico.

Esta foi uma iniciativa nacional que se realiza através do Projeto Limpar Portugal assumindo um âmbito internacional através do World Cleanup Day, visando promover a educação ambiental e refletir sobre a problemática do lixo, do desperdício, do ciclo dos materiais e do crescimento sustentável.

O Município das Lajes do Pico agradece a todos os participantes que dispensaram o seu tempo em prol de um Concelho e Ambiente melhores!

Fonte: Município das Lajes do Pico

Ver também

Igreja celebra Dia das Missões em ano de sensibilização especial das comunidades católicas

Igreja celebra Dia das Missões em ano de sensibilização especial das comunidades católicas Out 21, 2018 | Em destaque Imprensa missionária quer despertar consciênci..

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *