Tempestade Helene: Previstas ondas de 8 a 12 m e ventos até 150 Km/h para o grupo Ocidental

O IPMA informa que às 21:00 (hora dos Açores), o centro da TEMPESTADE TROPICAL HELENE localizava-se a 780 km a WSW das Flores.

O ciclone HELENE, desloca-se em direção a N com uma velocidade de cerca de 30 km/h, devendo infletir a sua trajetória em direção a NNE a partir da madrugada de sábado; a partir de domingo a sua trajetória deverá sofrer um novo desvio para NE.

Assim e, de acordo com a trajetória prevista até esta hora, o Helene deverá passar muito perto ou sobre o Grupo Ocidental, na noite de sábado/madrugada de domingo, com uma probabilidade elevada (80 a 90%) .

Nestas condições, prevê-se que os efeitos da tempestade tropical Helene se façam sentir a partir das 06:00 de sábado dia 15, no Grupo Ocidental, com períodos de chuva muito forte, agitação marítima que poderá atingir 8 a 12m de altura significativa e vento de SW até 100 km/h com rajadas até 150 km/h. No Grupo Central deverá também verificar-se um agravamento do vento, precipitação e agitação marítima, mas com menor intensidade. O Grupo Oriental deverá ser o menos afetado pela tempestade.

Espera-se que pela manhã de Domingo dia 16, esta tempestade passe a pós-tropical/extratropical devendo continuar a sua trajetória para nordeste.

Na sequência do comunicado anterior, prevê-se que a Tempestade Tropical Helene mantenha a sua trajetória, atravessando o arquipélago dos Açores durante as próximas horas, devendo verificar-se um agravamento do estado do tempo. Assim, emite-se:

Meteorologista(s)
Fernanda Carvalho

Fonte: IPMA 

Ver também

Parlamento aprova proposta do PSD para melhorar abastecimento de água na Madalena do Pico

O parlamento açoriano aprovou, por unanimidade, um projeto de resolução do PSD/Açores que recomenda ao governo regional a realização de investimentos que melhorem o abastecimento de água no concelho da Madalena, na ilha do Pico. A iniciativa dos social-democratas, apresentada em plenário pelo deput..