Bolieiro orgulhoso da diáspora açoriana

Bolieiro orgulhoso da diáspora açoriana

27 Agosto, 2018 Não Por Azores Today

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada afirmou sexta-feira, nos Estados Unidos da América, que os açorianos “têm raízes e têm asas”. “Não esquecemos o lugar onde nascemos, mas temos força suficiente para nos integrarmos e afirmarmos, com sucesso, em qualquer parte do mundo”, disse.
Falando na abertura oficial das XXXII Grandes Festas do Divino Espírito Santo da Nova Inglaterra, como Convidado de Honra, José Manuel Bolieiro manifestou-se “orgulhoso nas asas que soubemos fazer crescer em cada um de nós para descobrir novo mundo sem perder a noção da nossa origem”.
Na sua saudação a milhares de açorianos reunidos no Kennedy Park da cidade de Fall River, o líder do maior município da Região Autónoma dos Açores explicou que “esta relação transatlântica é fundamental para que possamos ser hoje pessoas bem queridas na terra de acolhimento e saudosas da terra de nascença”.
“Venho carregado de emoção na devoção ao Divino Espírito Santo que une os açorianos nos dois lados do Atlântico” e “estou muito grato porque podemos, enquanto povo, demonstrar entre nós e para os outros esta nossa forma de ser e de estar”, prosseguiu José Manuel Bolieiro.
Para o Convidado de Honra das Grandes Festas da Nova Inglaterra, “é o caráter que identifica a qualidade da pessoa e o caráter inspirado na mensagem do Divino Espírito Santo eleva-nos na qualidade humana”.
Por isso, concluiu, “sinto gratidão quando lá, como cá, mantemos viva esta nossa mais representativa tradição identitária, não apenas pela festa, mas pela inspiração espiritual”.
José Manuel Bolieiro proferiu a mensagem inaugural das Grandes Festas do Divino Espírito Santo da Nova Inglaterra, no primeiro dia da sua deslocação oficial à cidade de Fall River, e tomou parte nos principais momentos do programa festivo, designadamente, o cortejo etnográfico de sábado e a missa solene e a procissão da coroação de domingo, que mobilizaram mais de duzentas mil pessoas da costa leste dos Estados Unidos da América.
O Município de Ponta Delgada assumiu este ano posição destacada na maior manifestação religiosa da diáspora açoriana, também através de uma exposição fotográfica demonstrativa da realidade atual das 24 freguesias do concelho, assinalando assim os 40 anos do seu acordo de cidades-irmãs com Fall River.

Img 7538Fonte: C. M. de Ponta Delgada