António Ventura questiona governo sobre radares meteorológicos para os Açores

O deputado do PSD/Açores na Assembleia da República, António Ventura, questionou o Governo da República sobre o concurso para os radares meteorológicos da Região, nomeadamente a construção de um radar na ilha de São Miguel e a reinstalação de um radar na Ilha Terceira.

“Tendo em conta as notícias recentes de que não existe autorização para que se avancem com os radares, e sendo que o Governo e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) não assumem o atraso, queremos saber qual o ponto de situação atual”, explica o social democrata.

António Ventura lembra que os Açores estão “sem nenhum radar meteorológico desde 2016, apesar de o Governo ter prometido solucionar o problema, reinstalando o de Santa Bárbara e construindo um novo em São Miguel. O que estava previsto para o primeiro trimestre deste ano, e não se cumpriu”, adianta o deputado.

“Aliás, há cerca de um ano, a Ministra do Mar referiu, em Comissão, que apenas faltava a autorização do Ministério das Finanças para avançar com a instalação dos radares. Passado todo este tempo, o processo parece não andar, pelo que o Governo deve explicações aos açorianos, até porque não se quer comprometer com novas datas, como se percebeu nos últimos dias”, considera o social democrata.

O deputado açoriano acrescenta que “os dados disponibilizados pelos radares são de fundamental importância para se conhecer a Meteorologia na Região e, segundo o próprio IPMA, nada substitui um radar atendendo ao seu grau de precisão e informação atualizada”, concluiu.

Fonte: PSD Açores

Ver também

COLABORADORES DO MUNICÍPIO EM FORMAÇÃO Os Colaboradores do Município das várias Divisões, nomeadamente da…

COLABORADORES DO MUNICÍPIO EM FORMAÇÃO Os Colaboradores do Município das várias Divisões, nomeadamente da…

COLABORADORES DO MUNICÍPIO EM FORMAÇÃO Os Colaboradores do Município das várias Divisões, nomeadamente da Unidade Orgânica de Finanças e Património, da Divisão de Urbanismo e Serviços Urbanos e Gabinete de Comunicação e Design, estiveram em formação da AIRC a qual decorreu entre os dias 5 e 9 de Novembro. Formação esta que teve como principal…