RIBEIRA GRANDE ACOLHE A 41.ª EUROPEAN JUGGLING CONVENTION A Ribeira Grande vai acolher, de…

RIBEIRA GRANDE ACOLHE A 41.ª EUROPEAN JUGGLING CONVENTION A Ribeira Grande vai acolher, de…

3 de Julho, 2018 0 Por Azores Today


RIBEIRA GRANDE ACOLHE A 41.ª EUROPEAN JUGGLING CONVENTION

A Ribeira Grande vai acolher, de 28 de julho a 5 de agosto próximo, a 41.ª edição da European Juggling Convention, evento que se realiza pela primeira vez em Portugal e que vai reunir cerca de dois mil malabaristas de todo o mundo. A cerca de três semanas do seu início, já estão confirmados cerca de 1500 inscritos.

A apresentação do evento teve lugar nesta terça-feira, no Teatro Ribeiragrandense, momento que contou com a presença do presidente da Câmara da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, edilidade que desde a primeira hora acreditou na vinda deste arrojado projeto para o concelho.

“Há dois anos atrás, quando o Frederico O’Neill nos apresentou o projeto, não hesitamos em apoiá-lo, cientes de que seria um evento diferenciador para a cidade e para o concelho. A candidatura saiu vencedora e só podemos estar satisfeitos por estarmos a sensivelmente três semanas da realização de um evento que vai trazer malabaristas de todo o mundo à Ribeira Grande”, recordou Alexandre Gaudêncio.

O edil não escondeu o orgulho pelo facto de “a Ribeira Grande ser a porta de entrada deste evento em Portugal”, destacando tratar-se de uma “oportunidade única para promovermos a cidade e o concelho através de um evento que, normalmente, só se realiza uma vez em cada cidade e que nunca se realizou no nosso país.”

A vontade da associação 9 Circos em trazer para os Açores a European Juggling Convention mereceu o apoio da Câmara da Ribeira Grande e da Associação Agrícola de São Miguel, reunindo-se condições para que a candidatura apresentada fosse aprovada com dois anos de antecedência.

“A Ribeira Grande vai ser o ponto de encontro de milhares de malabaristas – profissionais e amadores – que correm o mundo para marcarem presença nesta convenção”, destacou Alexandre Gaudêncio, edil que referiu tratar-se de “mais um evento diferenciador que trazemos para o nosso concelho com o intuito de reforçar a dinâmica que tem favorecido o aparecimento de novos negócios.”

O edil relevou ainda que “a dinâmica que a Ribeira Grande tem conhecido nos últimos anos faz com que seja procurada para eventos desta dimensão que não são comuns nos Açores nem em Portugal continental. São estes eventos diferenciadores que procuramos e que nos colocam no mapa.”

A 41.ª European Juggling Convention decorrerá nos terrenos e pavilhão da Associação Agrícola de São Miguel e terá um programa bastante preenchido ao longo dos sete dias. Estão previstas atuações diárias complementadas por espetáculos da dança e música. Um dos pontos altos será o desfile dos malabaristas pelo centro histórico da cidade da Ribeira Grande ao longo do qual cada um executará a sua arte.

A parada que normalmente junta todos os malabaristas presentes será uma oportunidade única para se ver bolas, arcos, pinos e outros objetos cortantes ou flamejantes no ar quase em simultâneo, o que conferirá um colorido bastante diversificado à cidade.



Fonte: Câmara Municipal Ribeira Grande