Novo trilho na Ribeirinha é uma aposta na consolidação do Turismo de Natureza do Faial

“O Turismo de Natureza é uma clara aposta da nossa ilha e deve ser potenciado”, defendeu José Leonardo Silva, presidente da Câmara Municipal da Horta durante a abertura do novo trilho pedestre denominado 'À descoberta da Ribeirinha', na freguesia da Ribeirinha.

“Hoje damos mais um passo na qualificação do turismo na ilha do Faial. Sabemos que esta é uma área em crescimento nos Açores e no Faial, pelo que se torna pertinente, criar condições para que quem nos visita tenha atrativos à sua estadia aqui”, salientou o autarca para quem “os trilhos são muito relevantes. Trata-se de turismo sustentável e isso faz parte do futuro do turismo que queremos para a nossa ilha”.

José Leonardo Silva referiu-se ainda à pertinência que é apostar na formação e qualificação dos profissionais do setor, “temos que saber receber e receber com qualidade”.

Este é um percurso que conduz a paragens de grande beleza, onde são visíveis as evidências da natureza sísmica da ilha, patente nos edifícios em ruínas, nomeadamente a Igreja de São Mateus e o Farol da Ribeirinha, assolados pelo sismo de 1998 e está inserido na área protegida e geossítio do 'Graben de Pedro Miguel'.

Fonte: C. M. de Horta