CMH promove ”Marés em 9 cantos” – Musical de música tradicional dos Açores

Foi apresentado no Foyer do Teatro Faialense, o mais recente projeto musical promovido pela Câmara Municipal da Horta.

Com direção musical a cargo do músico profissional Filipe Fonseca e narração e encenação do professor Victor Rui Dores, o musical Marés em 9 cantos será uma viagem musical e poética por cada uma das nove ilhas dos Açores.

Este projeto musical tem um duplo objetivo: por um lado, a gravação de um disco com os 14 temas escolhidos e, por outro, a realização de um espetáculo, com a apresentação desses mesmos temas, a ser realizado no dia 4 de Julho do corrente ano, numa iniciativa da Câmara Municipal da Horta.

Na ocasião, José Leonardo Silva, presidente da Câmara da Horta, afirmou que “um povo que não transmite às novas gerações o seu passado e a sua cultura, um povo sem história não se consegues desenvolver. É um projeto inovador, que se estreará no Dia da Cidade e que pretende perpetuar a nossa cultura musical”.

Outra novidade deste projeto é o facto de ser candidato a Património Imaterial da Unesco.

“Trata-se de uma revisitação, com novas sonoridades e roupagens, da melhor música tradicional dos Açores. Para o efeito, foram selecionadas, para cada uma das ilhas, alguns dos temas mais significativos e emblemáticos do cancioneiro açoriano”, afirmou Victor Rui Dores.

Pretende-se, com este trabalho discográfico, que a música açoriana chegue o mais longe possível, incluindo Portugal Continental, comunidades açorianas e, se possível, o world music. “Será esta uma forma eficaz e eficiente de divulgar e dar a conhecer os Açores e seus valores musicais a nível nacional e internacional”, frisou o autarca.

Em palco, Marés em 9 cantos contará com a participação de 6 músicos profissionais, a que se juntarão alguns músicos e cantores açorianos. Para além da narração e interpretação das canções, haverá ainda momentos de dança e trabalho multimédia, para que, a par da qualidade musical, o espetáculo consubstancie valores de beleza plástica e estética.

Fonte: C. M. de Horta