contador gratuito

Papa nomeia bispo de Leiria- Fátima como Cardeal

Papa nomeia bispo de Leiria- Fátima como Cardeal

Mai 20, 2018 | Nacional

Santuário de Fátima felicita o seu bispo diocesano por esta escolha e reconhece nela uma deferência para com Fátima

A Igreja Portuguesa vai ter mais um cardeal no Colégio Cardinalício depois do Papa ter anunciado este domingo de Pentecostes a criação, como cardeal, de D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima. O consistório para a criação de 14 novos cardeais eleitores está marcado para 29 de junho, no Vaticano.O responsável português junta-se assim a D. José Saraiva Martins, D. Manuel Monteiro de Castro e D. Manuel Clemente no Colégio Cardinalício.

Para o Santuário de Fátima é um momento de grande importância e jubilo.

“Em primeiro lugar felicitamos o Senhor D. António Marto por esta escolha e, sem segundo lugar reconhecemos nela uma deferência para com Fátima” disse ao Gabinete de Comunicação o reitor, padre Carlos Cabecinhas.

D. António Augusto dos Santos Marto nasceu a 5 de Maio de 1947, em Tronco, concelho de Chaves. Estudou nos Seminários de Vila Real e do Porto, sendo ordenado padre em Roma no ano de 1971, como presbítero da Diocese de Vila Real.

Estudou Teologia Sistemática na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (de 1970 a 1977), onde fez o doutoramento, com a tese: “Esperança cristã e futuro do homem. Doutrina escatológica do Concílio Vaticano II”.

Desde 1977 até 2000 trabalhou na formação de candidatos ao sacerdócio no Seminário Maior do Porto, como formador e prefeito de estudos.

Desde 1977 exerceu também actividade docente em diversos âmbitos. Foi professor de diversas áreas da teologia no Instituto de Ciências Humanas e Teológicas (Porto), no Centro de Cultura Católica (Porto), na Faculdade de Teologia e na Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa (Porto).

Nestas instituições académicas integrou diversas comissões, tanto ao nível científico como directivo. Foi também Director-Adjunto da mesma Faculdade de Teologia.

É membro da Sociedade Científica da Universidade Católica.

A 10 de novembro de 2000 é nomeado bispo, tendo escolhido o seguinte lema episcopal: “Servidores da vossa alegria” (2Cor 1,24).

Foi bispo auxiliar de Braga de 2001 a 2004 e Bispo de Viseu desde então até 22 de Abril de 2006, data em que recebeu a nomeação para Bispo de Leiria-Fátima. Entrou nesta diocese no dia 25 de Junho de 2006.

Foi delegado da Conferência Episcopal na Comissão dos Episcopados da Comunidade Europeia (COMECE) de 2011 até abril de 2017.

Desde abril de 2014 é Vice-Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa. Função que também exerceu durante o triénio 2008-2011.

(Ecclesia e Site Santuário de Fátima)

Fonte: Igreja Açores