contador gratuito

Turismo de Natureza é fundamental para promover o Faial

Turismo de Natureza é fundamental para promover o Faial

Para José Leonardo Silva, Presidente da Câmara Municipal da Horta, “o Azores Trail Run assume-se, cada vez mais, como um evento de grande importância para a dinamização da economia local".

A informação foi avançada no decorrer da apresentação da prova que este ano conta com mais de 800 atletas, de 30 nacionalidades e que decorre nos dias 25 e 26 de maio nas ilhas do Pico e do Faial.

O Azores Trail Run promove um dinamismo muito relevante no tecido económico do Faial, com claros reflexos nas atividades das empresas que se dedicam à hotelaria, restauração e animação turística.

Reconhecendo a importância que um evento desta natureza, José Leonardo Silva revelou ainda que “a Câmara Municipal da Horta duplicou o apoio ao CIAIA porque entendemos ser fundamental crescer ao nível do turismo se queremos ter mais economia e mais gente na ilha do Faial e nos Açores”. “Temos de encarar isto como um desafio que vai beneficiar o Faial e o Triângulo”, disse.

José Leonardo Silva frisou ainda a importância do Azores Trail Run, enquanto “prova que dá uma forte promoção aos Açores e, em especial, à ilha do Faial”, envolvendo meios de comunicação social de inúmeros países, para além do reflexo que tem nas redes sociais.

“Nós estamos na linha da frente nesta área”, afirmou o edil, enaltecendo o esforço do Clube Independente de Atletismo Ilha Azul, organizador da prova, e dos inúmeros voluntários que se associam à sua realização, numa conjugação de esforços ímpar para termos esta prova no Faial e nos Açores.

José Leonardo Silva destacou também o facto do Azores Trail Run aliar a Saúde ao Atletismo, à Natureza e ao Turismo e destacou o facto da Câmara Municipal da Horta estar a ultimar o Centro de Marcha e Corrida do Faial, “estimamos que a obra esteja concluída já este ano e que a edição de 2019 desta prova que já integra os circuitos mundial de trail, seja apresentada nesse novo espaço”, afirmou o autarca.

Para este responsável político, “esta é uma oportunidade de promover a baixo custo e da maneira assertiva o nosso Ambiente e o nosso Parque Natural”.

O presidente da Câmara Municipal da Horta sublinhou também o grande impacto que esta prova tem como promoção do Faial e do Triângulo como destino turístico na época média-baixa, “nós no Faial estamos com taxas de ocupação muito boas, pelo que estes eventos são, sem dúvida, muito positivos e de realçar”.

Fonte: C. M. de Horta