contador gratuito
Centro Pedagógico da EBS da Povoação ganha IdeiAçores com Queijadas de Conteira

Centro Pedagógico da EBS da Povoação ganha IdeiAçores com Queijadas de Conteira


Centro Pedagógico da EBS da Povoação ganha IdeiAçores com Queijadas de Conteira

E se uma planta invasora, como a conteira, servisse para fazer queijadas?! Esta foi a ideia que o Centro Pedagógico da Escola Básica e Secundária da Povoação teve e que lhe valeu o 1º lugar, ao nível do 3º ciclo, no 8º concurso IdeiAçores, no âmbito do projeto “Educação Empreendedora: o Caminho do Sucesso!”, promovido pelo Governo Regional dos Açores, através da Direção Regional da Juventude, em parceria com a Direção Regional da Educação.

A iniciativa, no mínimo original, com o nome “Conteirices dos Açores” foi desenvolvida, durante 6 meses, pelas turmas Profij Operador Agrícola e Curso Vocacional 3, sob a orientação das docentes Andrea Pereira, que, presentemente, se encontra em Timor, Telma Bernardes, Patrícia Silva, e dos professores José Miguel Pereira, Tiago Pinto e Silvino Torres.

O projeto “Conteirices dos Açores” foi pensado, aperfeiçoado e apresentado, a concurso, com todos os detalhes previstos. “Além das queijadas, os alunos, nas disciplinas da especialidade, desenvolveram o logótipo e criaram a própria embalagem. É um orgulho muito grande para o nosso Centro Pedagógico. Os meus colegas tinham mais esperanças em relação à classificação, por isso foi uma surpresa muito boa para mim, confesso”, afirmou a docente Telma Bernardes, responsável pelo projeto.

No decorrer do processo, além das queijadas de conteira, os alunos e professores fizeram outras experiências de sucesso, das quais se destacam o licor, os cristais e as barrinhas de conteira. Produtos que já foram provados e aprovados pela comunidade escolar e sociedade local.

Depois do prémio arrecadado, o passo seguinte será, agora, a comercialização do produto, através de uma parceria de fabrico industrial com uma unidade local ou regional “ com experiência para colocar o produto ou os produtos no mercado de venda”, explicou o professor, José Miguel Pereira.

O Presidente do Conselho Executivo, Sérgio Ventura, congratulou os alunos e docentes e reafirmou o slogan da escola ‘EBS da Povoação com orgulho’. “Há muito tempo que temos vindo a defender que temos excelentes alunos, excelentes profissionais, desde pessoal docente a não docente, que com os apoios, medidas e instrumentos certos conseguem fazer coisas magníficas. Em termos de escola ainda nos faltam algumas coisas, é verdade mas, o facto, é que este prémio vem acrescentar credibilidade ao que tem sido os projetos apresentados pela Povoação. E isto enche-nos o peito de orgulho, especialmente porque são alunos a quem, normalmente, não se dá valor ao seu potencial e quando apanham estas oportunidades revelam o que realmente são capazes de fazer. Estão, sem dúvida, todos de parabéns”, esclareceu, Sérgio Ventura.

O Centro Pedagógico da Escola Básica e Secundária da Povoação existe há 7 anos. Fica sedeado na Lomba do Pomar e está vocacionado para os Programas de Recuperação de Escolaridade, Cursos Vocacionais, UNECAS e PROFIJ. Semanalmente frequentam este Centro cerca de 100 alunos que são orientados por 8 docentes e auxiliados por 3 colaboradores.

O 8º Concurso Regional IdeiAçores, no âmbito do projeto “Educação Empreendedora: o Caminho do Sucesso!” foi desenvolvido, neste ano letivo, em 45 escolas de 6 ilhas dos Açores, envolvendo cerca de 3 mil alunos e 100 professores.

De realçar ainda, que no âmbito do Ensino Secundário, a jovem empreendedora furnense, Paula Rego, ganhou igualmente, neste concurso, o 1º lugar com os “Bombons do Vale”.

Povoação, 16 maio de 2018

E.M./Gabinete de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal da Povoação

Fonte: Município da Povoação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *