contador gratuito

Novo Espaço TIC quer potenciar robótica e programação

Novo Espaço TIC quer potenciar robótica e programação

Foi inaugurado hoje, 15 de maio, o novo Espaço TIC na Escola Secundária Manuel de Arriaga.

Este novo espaço resulta de uma parceria entre a CMH e a Escola Secundária Manuel de Arriaga, contando com o apoio da Direção Regional de Ciência e Tecnologia, no âmbito do programa de incentivos PRO-SCIENTIA, para aquisição de equipamentos informáticos.

Trata-se de uma deslocalização do Espaço TIC da autarquia para aquele estabelecimento de ensino, visando uma maior aproximação aos jovens e, de acordo com José Leonardo Silva, tendo em conta as novas áreas que se pretende desenvolver, como a robótica a programação.

“Este espaço, que resulta de uma parceria entre a CMH e a ESMA, pretende dar mais respostas ao nível das novas tecnologias no nosso concelho. É fundamental apostar nestas áreas e a CMH está atenta a isto, uma vez que, para além deste espaço, também fizemos uma grande aposta nas áreas da robótica, sendo que os nossos robots estão a ser utilizados pelo clube de mecatrónica da Escola cujos alunos participaram no festival nacional de robótica que decorreu em abril em Torres Vedras”, salientou o Presidente do Município.

O Edil referiu-se ainda à HLP Tech Fest, outra da aposta ao nível das tecnologias do Município da Horta e que tem atraído centenas de jovens à nossa ilha, bem como trazido resultados positivos já de entre os jovens, “isso é um claro sinal da Horta Cidade Educadora, que se constrói de várias formas, também através da promoção das novas tecnologias junto das várias faixas etárias”, e anunciou que “contamos, também este ano, criar condições para que as escolas do primeiro ciclo da rede escolar pública fiquem dotadas de computadores e de meios técnicos e tecnológicos adequados a um ensino virado para o sucesso.”

Foi ainda hoje lançada a formação em Office Online, que decorrerá de 11 a 22 de junho, das 19h00 às 21h00 e que é aberta a toda a comunidade que queiram desenvolver as suas competências digitais.

Também foi apresentado o workshop de robótica, destinado a crianças dos 6 aos 10 anos e dos 11 aos 14 anos. Este workshop decorrerá de 25 a 29 de junho.

Fonte: C. M. de Horta