contador gratuito
Terça-feira , 22 Maio 2018

CMH cria comissão para promover 100 anos da travessia aérea do NC4

CMH cria comissão para promover 100 anos da travessia aérea do NC4

“A Câmara Municipal da Horta incentiva e apoia iniciativas desta natureza, desde a primeira hora, porque considera que iniciativas desta natureza são úteis, necessárias e fundamentais para a preservação e promoção da história e da cultura do nosso concelho e, ainda, essenciais para a criação de futuras dinâmicas, sobretudo na área da investigação”, salientou José Leonardo Silva na sessão de abertura do VII Colóquio “O Faial e a Periferia Açoriana” que começou hoje na Horta.

José Leonardo Silva anunciou ainda a criação de uma comissão para promover, em 2019, os 100 anos da primeira travessia aérea transatlântica, pelo NC4 de Albert Read, que amarou no Aeroporto Marítimo da Horta a 17 de maio de 1919, nas quais tem como parceiros novamente o Núcleo Cultural da Horta, o Museu da Horta, a Portos dos Açores e o último diretor do Aeroporto da Horta.

O presidente da Câmara Municipal da Horta disse ainda aos presentes que “a experiência de anteriores edições tem nos demonstrado, que os colóquios e os seus boletins, que são mais tarde editados, servem de base a outros trabalhos e a publicações de caráter histórico, que vão depois surgindo, fruto do cruzamento de muitos dos ensaios aqui apresentados”.

Outra mais-valia do colóquio, na opinião de José Leonardo Silva, reside no facto de deve ser dos poucos espaços dedicados à partilha de conhecimento que dá efetivamente voz às periferias.

Integrado nas comemorações do Ano Internacional do Património Cultural, a Câmara Municipal da Horta vai reafirmar o compromisso com a preservação da nossa história e com a promoção da nossa memória coletiva com a edição um levantamento histórico que conta as origens e curiosidades associadas ao Voto Municipal de Santo Cristo, com 300 anos de existência, da autoria do Dr. Carlos Lobão.

Fonte: C. M. de Horta