Madalena Assinala Dia Mundial do Livro Com Mostra Bibliográfica de Tomás da Rosa A…

Madalena Assinala Dia Mundial do Livro Com Mostra Bibliográfica de Tomás da Rosa A…

23 de Abril, 2018 0 Por Azores Today


Madalena Assinala Dia Mundial do Livro Com Mostra Bibliográfica de Tomás da Rosa

A Câmara da Madalena assinalou, esta segunda-feira, o Dia Mundial do Livro, com a inauguração da Mostra Bibliográfica de Tomás da Rosa, que estará patente ao público, até 11 de maio, na Biblioteca Municipal.
As obras literárias, artigos de jornal e textos variados da autoria do escritor picoense, cedidos pela filha à autarquia, integram a mostra, que “visa não só assinalar a efeméride, como também homenagear aquele que é considerado, por muitos, como um dos homens mais eruditos da cultura açoriana e incrementar hábitos de leitura”, salientou José António Soares, Presidente do Município da Madalena, no momento da inauguração.
A par dos seus escritos, constam ainda da mostra outras obras e recortes de diversos autores, recolhidos por Tomás da Rosa e que faziam parte da vasta biblioteca do escritor, estando incluídos no valiosíssimo e exclusivo espólio doado à edilidade madalenense, com múltiplos artigos sobre a ilha do Pico.
Latinista nato, Tomás da Rosa foi professor e vice-reitor do Liceu da Horta. “Um Homem de vastíssima cultura, de extraordinária inteligência e de prodigiosa memória, frontal e corajoso, Tomás da Rosa era igual a si próprio. O seu pensamento humanista, a sua integridade moral e a sua agudeza de espírito fizeram dele um homem respeitado por todos”, refere mesmo Vítor Rui Dores.
Ao longo dos anos, Tomás da Rosa deu à estampa diversas obras, como “As Éclogas de Henrique Caiado”, “Miragem do Tempo”, “O Infante D. Henrique e a Missão Civilizadora de Portugal”, entre outras que poderá encontrar, em exposição na Biblioteca da Madalena.
O fomento da cultura, a aposta na dinamização do livro e de políticas de promoção da leitura, bem como de divulgação de grandes vultos da literatura açoriana assumem-se como pedras basilares das políticas culturais do Município da Madalena.










Fonte: Câmara Municipal da Madalena