25 de Abril comemorado em Santo António

O Grupo de Jovens interativos de Santo António, em parceria com a Junta de Freguesia, convida toda a população a participar no evento “Comemorações de Abril” que se realiza nos próximos dias 24 e 25 do decorrente mês.

Com esta iniciativa, pretende-se enaltecer o 25 de Abril de 1974 e as mudanças que este proporcionou aos portugueses. Tem, igualmente como objectivo homenagear João Guilherme Rego Arruda, natural da Freguesia de Santo António, Açoriano baleado mortalmente na sede da PIDE, em Lisboa, a 25 de Abril de 1974.

A comemoração vai contar com diversas atividades, com a participação do artista Luís Alberto Bettencourt acompanhado por Pilar Silvestre, da jornalista da Antena 1 Açores, Carmen Ventura, que vai abordar o tema da Comunicação Social em tempos de Ditadura e do antigo combatente da guerra colonial, Gilberto Couto, com a palestra “Viver em tempos de Ditadura”.

A Junta de Freguesia de Santo António congratula os jovens da freguesia pela dedicação e coragem na organização do evento, confiante que estes jovens servirão de fonte de inspiração para os mais novos e, em especial, para as gerações vindouras para que o mesmo tipo de regimes autoritários não voltem a suceder. No ano transato a Freguesia de Santo António, inaugurou o “Monumento à Liberdade” da autoria de Álvaro França, em homenagem ao seu conterrâneo João Guilherme Rego Arruda, com uma escultura.

A JFSA apela ao governo da República e ao Presidente da República, que se siga o exemplo, na realização de uma homenagem pela coragem e valentia das 4 vítimas civis mortais daquele dia, com um monumento à liberdade, reconhecendo assim de uma forma geral todos os milhares de cidadãos que saíram à rua naquele dia histórico para Portugal.

 

Fonte: Junta de Freguesia de Santo António (Ponta Delgada)

Ver também

TEATRO “SEJA BEM-VINDO QUEM VIER ROUBAR” COM A IUVENTUTE VIRTUTIS No próximo dia 21…

TEATRO “SEJA BEM-VINDO QUEM VIER ROUBAR” COM A IUVENTUTE VIRTUTIS No próximo dia 21…

TEATRO “SEJA BEM-VINDO QUEM VIER ROUBAR” COM A IUVENTUTE VIRTUTIS No próximo dia 21 de Dezembro, pelas 21h30, no Auditório Municipal de Velas, não perca a Peça de Teatro “Seja bem-vindo quem vier roubar” com o Grupo de Teatro Iuventute Virtutis, no âmbito da Agenda Cultural do Concelho de Velas.