MOSTRA DE CINEMA TRAZ AO DEBATE OS BASTIDORES DOS MUSEUS O presidente da Câmara…

MOSTRA DE CINEMA TRAZ AO DEBATE OS BASTIDORES DOS MUSEUS O presidente da Câmara…

18 de Abril, 2018 0 Por Azores Today

MOSTRA DE CINEMA TRAZ AO DEBATE OS BASTIDORES DOS MUSEUS

O presidente da Câmara da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, marcou presença na sessão de abertura das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, evento que teve lugar no Teatro Ribeiragrandense, acompanhado pelo vereador da Cultura, Filipe Jorge.

Na ocasião, a Câmara da Ribeira Grande, através do Museu Vivo do Franciscanismo e em parceria com o CHAM-Açores e o Clube de Cinema da Ribeira Grande, levou a efeito uma mostra documental de cinema denominada “Os Museus no Cinema”.

A mostra “teve o propósito de fazer refletir sobre os bastidores dos museus, as estratégias e o planeamento museológico”, destacou o autarca. Para além disso, permitiu “colocar ao debate os desafios que são colocados diariamente a todos os técnicos que trabalham em espaços culturais”.

Neste sentido, participaram especialistas nas áreas do cinema, museologia, património e história, nomeadamente Rui Simões, Maria Manuela Velasques, Sofia Lapa, Ana Nolasco e Sílvia Sousa.

O programa das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios contou ainda o visionamento dos filmes documentais “A National Gallery” e “O Grande Museu”.

Na Casa do Arcano está patente a exposição “Cultura material e imaterial – Um despertar de memórias”, enquanto no Museu da Emigração Açoreana poderá ser vista a exposição “A mulher emigrante”. Nesta quinta-feira, dia 19, terá lugar um atelier de transmissão de saberes no Museu Municipal da Ribeira Grande.







Fonte: Câmara Municipal Ribeira Grande