RELATÓRIO E CONTAS DE 2017 DA CÂMARA MUNICIPAL DE LAGOA EVIDENCIA CONSOLIDAÇÃO FINANCEIRA A…

RELATÓRIO E CONTAS DE 2017 DA CÂMARA MUNICIPAL DE LAGOA EVIDENCIA CONSOLIDAÇÃO FINANCEIRA A…

RELATÓRIO E CONTAS DE 2017 DA CÂMARA MUNICIPAL DE LAGOA EVIDENCIA CONSOLIDAÇÃO FINANCEIRA

A Câmara Municipal de Lagoa viu aprovado em reunião de câmara o seu relatório e contas de 2017 sendo de destacar a consolidação financeira das contas, o facto de desde 2009, a autarquia vir a diminuir a sua dívida e pelo terceiro ano consecutivo não ter sido necessário recorrer a empréstimos de curto prazo. De salientar ainda que, a Autarquia, pelo quarto ano consecutivo terminou sem dívidas a fornecedores a 31 de dezembro.

Relativamente à Taxa de Execução Orçamental, a mesma foi uma das melhores taxas dos últimos 20 anos, com uma taxa de execução da receita de 95,2% e despesa de 92,7%.

Em termos de receita a autarquia ganhou autonomia financeira, no montante de 188.315,10€, destacando-se para este efeito um maior recebimento nas rubricas de impostos diretos e indiretos, situação decorrente de uma maior dinâmica económica do concelho, uma vez que não houve qualquer aumento de impostos no concelho nos últimos anos.

O ano de 2017 foi ainda aquele em que se verificou a melhor Taxa de Execução do PPI (Plano Plurianual de Investimentos) dos últimos 10 anos, na ordem dos 90,5%. No âmbito do investimento, 2017 foi o ano em que a Autarquia preparou diversos projetos e submeteu-os a fundos comunitários – PO Açores2020.

O Prazo Médio de Pagamentos continuou a ser muito positivo, situando-se nos 14 dias, significando que esta autarquia liquida a maioria das faturas dentro do prazo de vencimento das mesmas.

Estes indicadores traduzem para a autarca Cristina Calisto um rigor na gestão dos recursos financeiros e um quadro em que o Município não deixou de realizar importantes investimentos no concelho e onde foram mantidos os apoios sociais às famílias e às instituições, a par de toda a dinâmica de carácter desportivo, cultural, educativo, ambiental, científico e de natureza turística que foram desenvolvidos.

De destacar ainda que, a autarquia alcançou um resultado líquido do exercício positivo.

Fonte: Câmara Municipal de Lagoa – Açores

Ver também

Aspetos da Árvore de Natal e do Presépio Municipal de Vila Franca do Campo

Aspetos da Árvore de Natal e do Presépio Municipal de Vila Franca do Campo

Aspetos da Árvore de Natal e do Presépio Municipal de Vila Franca do Campo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *