CONVENTO DOS FRANCISCANOS ALBERGARÁ MUSEU DE LAGOA A X Feira do Livro denominada “Patrimonia”…

CONVENTO DOS FRANCISCANOS ALBERGARÁ MUSEU DE LAGOA

A X Feira do Livro denominada “Patrimonia” foi inaugurada, este sábado, no Convento dos Franciscanos, numa designação que constitui uma homenagem ao Ano Europeu do Património Cultural, cujo lema é “Património: onde o passado encontra o futuro”.

Desse modo, a sessão inaugural da Feira, decorreu no espaço exterior, no jardim, evocando a paisagem que é uma das mais jovens categorias de bens culturais reconhecidas pela UNESCO, sendo o Convento dos Franciscanos, um imóvel de Interesse Público, que alberga os serviços educativos municipais, nomeadamente a Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira.

Durante a sessão, a vereadora, Albertina Oliveira, relembrou que o convento é um exemplo de património arquitetónico e histórico, originalmente construído para fins religiosos, mas que, acabou por ter várias utilizações após a saída dos Frades Franciscanos em 1832, nomeadamente foi sede de serviços ligados à administração municipal, às finanças e funcionou, também, como escola.
Atualmente, o mesmo está a proceder a grandes modificações e será a sede do Museu de Lagoa – Açores.

Assim sendo, durante este ano abrirá ao público a segunda e última fase do Núcleo Museológico do Presépio, bem como o Núcleo da Memória, ambos concebidos segundo critérios de acessibilidade gráfica e escrita. De realçar que, a acessibilidade física também foi objeto de preocupação por parte da autarquia, pelo que, será instalada uma cadeira elevatória, destinada a pessoas com dificuldade de locomoção.

Também neste espaço será disponibilizado, para consulta e investigação, o Arquivo Histórico, que está a ser organizado e higienizado. Desse modo, os visitantes poderão usufruir no convento do espólio das três instituições guardiães da memória: a Biblioteca, o Museu e o Arquivo.

Por outro lado, a Câmara Municipal de Lagoa está a trabalhar para oferecer aos visitantes uma loja de produtos locais e artesanato em linha de marchandising e um bar, estando já em fase de remodelação e apetrechamento a área da cozinha.

É através da Biblioteca Municipal que a autarquia consolida a sua ação educativa com a comunidade lagoense e também com a Associação Internacional das Cidades Educadoras, à qual pertence e que permite a troca de experiências e de partilha de conhecimentos para que a Lagoa seja uma verdadeira cidade educadora, nomeadamente no ensino, saúde, desporto e ambiente.

“Não vale a pena falar em cidades desenvolvidas sem uma sociedade educadamente culta e formada”, frisou Albertina Oliveira.

A Feira do Livro é um evento anual que assume grande importância por ser uma atividade, através da qual o município reforça o seu papel educativo e cultural junto da comunidade, disponibilizando diversas publicações sobre variadas e importantes temáticas, bem como atividades, ajustadas a todas as faixas etárias e direcionadas a diferentes públicos.

De relembrar que a X Feira do Livro, ficará patente até ao dia 1 de maio, num espaço nobre do concelho, onde será evocado o património, o mundo das letras e do conhecimento, com atividades dinâmicas e criativas.


Fonte: Câmara Municipal de Lagoa – Açores

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here