contador gratuito

Novos desafios 2018 arranca com 120 formandos

Novos desafios 2018 arranca com 120 formandos

São 120 os formandos que participam, a partir de hoje, na edição de 2018 do projeto “Novos Desafios” que decorre nas freguesias de Flamengos e Feteira.

A sessão de abertura deste projeto e apresentação dos formadores decorreu na tarde de ontem no Polivalente dos Flamengos

O “Novos Desafios” é uma iniciativa da autarquia faialense que visa promover competências humanas e sociais, o desenvolvimento comunitário e o trabalho em rede, tendo como subjacente os conceitos de cidadania ativa e de responsabilidade coletiva.

Na ocasião, Luís Botelho, vice-presidente da Câmara Municipal da Horta saudou aqueles que “a partir de hoje se desafiam a construir e a consolidar novas competências pessoais e profissionais.”

O projeto “Novos Desafios” representa a possibilidade de qualquer faialense, de forma livre, responsável e gratuita, poder aceder a um conjunto de saberes, que valorizam o seu percurso de vida e o preparam para outros desafios, para outras áreas de competência, para outras oportunidades que possam surgir na sua vida pessoal e profissional.

“Para a Câmara Municipal da Horta este é um projeto que investe nas pessoas e que tem crescido com elas e por elas. A demonstrar isso mesmo, o tipo de formação que temos vindo a disponibilizar às pessoas e que, progressivamente se tem vindo a alargar,” salientou Luís Botelho.

Nesta edição contamos com formação em fotografia, pela primeira vez, assim como dois grupos de iniciação à costura, um grupo expressivo de adeptos da culinária e duas turmas de Inglês Básico e Avançado, o que revela o espírito de abertura das pessoas a um conjunto de novos saberes.

Para além destas formações a CMH disponibiliza igualmente formação em Arte Floral, desenvolvimento pessoal, social e profissional, bem como cartonagem.

De registar que o projeto Novos Desafios” se iniciaram em 2012 justamente nas freguesias de Feteira e Flamengos.

Desde então, já ultrapassámos o meio milhar de faialenses que aderiram a este grande projeto e na presente edição temos pessoas que são não só das freguesias da Feteira e dos Flamengos, mas também das Angústias, da Conceição, da Praia do Almoxarife, de Castelo Branco, da Matriz, dos Cedros e do Capelo, ou seja, praticamente damos a volta à ilha.

Seis anos depois, o “Novos Desafios” é um projeto voltado para as pessoas, que os faialenses percebem a utilidade e que o seu crescimento se deve, em larga medida, ao interesse que desperta nas pessoas, à qualidade da formação que é disponibilizada, aos excelentes formadores que trabalham connosco e ao investimento que consideramos essencial que se promova ao nível das políticas sociais no concelho, numa cidade que hoje integra a Rede Mundial das Cidades Educadoras e educar é também formar para a cidadania, é trabalhar com todos e para todos.

Fonte: C. M. de Horta