PEÇAS DE TEATRO DOS ALUNOS LAGOENSES REFLETEM UMA CIDADE EDUCADORA No âmbito da comemoração…

PEÇAS DE TEATRO DOS ALUNOS LAGOENSES REFLETEM UMA CIDADE EDUCADORA No âmbito da comemoração…

PEÇAS DE TEATRO DOS ALUNOS LAGOENSES REFLETEM UMA CIDADE EDUCADORA

No âmbito da comemoração do 6º aniversário da Lagoa a cidade, o Cine Teatro Lagoense, Francisco D´Amaral Almeida, irá exibir, amanhã, as peças de teatro “Respeito é bom e eu gosto!”, do Clube de teatro A Faísca, da Escola Secundária de Lagoa e “Auto da Porca que furou a Barca”, do Clube de Expressões “Rua de Lua”, da Escola Básica e Integrada de Água de Pau, pelas 20h30.

Estas duas peças de teatro têm como principal objetivo a envolvência da comunidade no projeto educativo, por forma a aproximar a sociedade civil da educação.

Com a participação de 18 atores, a peça de teatro “Respeito é bom e eu gosto!” irá demonstrar que numa sociedade cada vez mais frenética, onde o tempo é escaço, as pessoas esquecessem dos valores mais importante nas relações humanas, nomeadamente do respeito pelos outros.

O texto original de A Faísca, “Respeito é bom e eu gosto!” apresenta seis situações comuns do quotidiano, em que as diferenças entre os seres humanos não são respeitadas, levando a situações mais extremas, como o racismo, bullying, preconceito e a violência.

Tendo por base os valores que o Homem deveria sempre respeitar, esta peça de teatro pretende mostrar uma sociedade que ainda se pode modificar e construir um mundo melhor, mesmo no meio do caos.

Por seu turno, a peça de teatro “Auto da Porca que furou a Barca”, do Clube de Expressões “Rua de Lua”, será também exibida, às 14h30, no auditório da Escola Básica e Integrada de Água de Pau.

Numa adaptação da obra de Gil Vicente, o Auto é uma sátira da sociedade portuguesa e do contexto regional atual, na perspetiva dos jovens da EBI de Água de Pau.

A peça representa duas barcas ancoradas num porto imaginário, onde um Anjo e um Diabo esperam a chegada daqueles que ao deixarem a vida terrena procuram a passagem para o paraíso.

De relembrar que, estas peças de teatro dos alunos lagoenses integram um dos Princípios da Carta das Cidades Educadoras, onde, a participação no projeto deverá contar com as instituições, organizações civis e sociais, tendo em conta as iniciativas privadas e outros modos de participação espontânea.

Efetivamente, a autarquia lagoense realizou no ano letivo de 2015 – 2016 três sessões de Educação Política e para a Cidadania, tendo no ano de 2016 – 2017 implementado esse projeto de forma sistemática.

No corrente ano letivo enriqueceu-o com a proposta de realização de uma assembleia na qual partilhará a experiência, e as suas conclusões, com a comunidade escolar. A desinformação política, a par com a desvalorização generalizada dos atores políticos, demonstra uma debilidade das instituições democráticas.

A resolução destes problemas passa pelo investimento em educação política e cidadania na população estudantil, de modo a assegurar para o futuro a construção de uma sociedade eminentemente democrática.

Desse modo, o público-alvo foram duas turmas do ensino Secundário que, iniciaram o projeto no 10.º ano e se encontram presentemente a frequentar o 12.º ano escolar. No presente ano letivo, e de modo a proporcionar uma visão abrangente das diversas formas de exercer cidadania, foram convidadas dez associações cívicas que desenvolvem atividade em áreas tão diversas como a integração de imigrantes, a defesa do consumidor, a sensibilização ambiental ou a educação musical proporcionada nas filarmónicas. Assim sendo, as turmas envolvidas no projeto produzirão um relatório e promoverão, no auditório da Escola Secundária de Lagoa, uma sessão de esclarecimento e apresentação de conclusões, aberta à comunidade escolar do concelho.

Fonte: Câmara Municipal de Lagoa – Açores

Ver também

Pedro Silva ganha terceiro lugar para Portugal

Centenas de participantes, de entre mais de 50 países, tentaram captar a melhor imagem de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *