Lagoa acolhe III Semana da Saúde Escolar Em Água de Pau, de 9 a…

Lagoa acolhe III Semana da Saúde Escolar

Em Água de Pau, de 9 a 13 de abril, está a decorrer a III Semana da Saúde Escolar, numa iniciativa organizada pela Escola Básica e Integrada de Água de Pau. A Semana da saúde tem sido celebrada por aquele estabelecimento de ensino, todos os anos, em comemoração do Dia Mundial da Saúde que se assinala no dia 7 de abril, que é o dia da O.M.S. (Organização Mundial da Saúde). Trata-se de uma iniciativa através da qual serão realizadas diversas atividades adequadas aos diversos ciclos de ensino que compõem a Escola Básica Integrada de Água de Pau e a toda a comunidade em geral abrangendo diferentes áreas da saúde (atividade física, alimentação, promoção da auto estima, rastreios, etc.)

Para esta quinta-feira, decorrerá a Caminhada pela Saúde com concentração prevista pelas 9h00 na Escola Básica e Integrada de Lagoa, onde o percurso tem 4 km e abrangerá a passagem pelo Porto da Caloura, Rua da Portela, Rua Manuel Egídio Amaral, finalizando no Campo Municipal José da Costa Leste. Pelas 11h00, está prevista a realização de uma aula de aeróbica e zumba. Agendada para as 10h00 está a caminhada destinada aos alunos do pré-escolar e primeiro ano do 1º ciclo que finaliza também no Campo Municipal José da Costa Leste. Já entre as 14h00 e as 15h30, o Clube Desportivo Escolar de Água de Pau promove várias atividades desportivas no pavilhão e na sala de ginástica destinadas a todos os alunos do 1º ciclo do ensino básico.

Para sexta-feira, dia 13 de abril, será um dia dedicado aos rastreios relativos à visão, audição, glicémia, índice de massa corporal, tensão arterial e colesterol. Os rastreios terão inicio às 13h30 e serão dirigidos a toda a comunidade educativa: alunos; professores; funcionários e encarregados gerais.

De acordo com a Presidente do conselho executivo da Escola Básica e Integrada de Água de Pau, Joana Montalvão Medeiros, “estas atividades têm o objetivo de promover uma maior consciência, daqueles que são os bons hábitos de vida saudável por parte dos nossos alunos, professores e funcionários. Por vezes são coisas muito simples, que se tornam num hábito e contribuem em muito para uma melhor qualidade de vida, uma vida mais saudável. É o exemplo da “Caminhada para a Saúde “, ) da “Eco-ementa” (ementa realizada pelos alunos do 9º ano de escolaridade no âmbito do Projeto Eco-escolas), dos rastreios da glicémia, colesterol, visão, audição, cálculo do IMC e tensão arterial, que estamos a realizar ao longo desta semana, entre outras. Joana Montalvão Medeiros acrescenta ainda que, “se nos habituarmos a caminhar, a realizar refeições simples e saudáveis e a realizar rastreios periodicamente, estamos de uma forma simples a contribuir em muito para a nossa saúde, prevenindo e até evitando o aparecimento de doenças variadas.”

De referir que, para a realização desta iniciativa, para além do apoio da autarquia lagoense, colaboraram o Centro de Saúde de Lagoa, com o apoio de enfermeiras da equipa da Saúde Escolar, bem como das nutricionistas, Raquel Marinho e Sara Gaipo; a Farmácia Mântua que colaborou na realização dos rastreios da glicémia e do colestrol; a Opticavista Ventura, oculista da Lagoa na realização do rastreio da visão e a Widex-Centro Auditivo de Ponta Delgada no rastreio da audição. Precioso contributo para a organização e preparação desta Semana da Saúde foi também o empenho e trabalho da professora Rita Ledo, que organizou e coordenou todas as atividades e parcerias para esta semana. No entender da Presidente do conselho executivo da Escola Básica e Integrada de Água de Pau, “uma excelente Coordenadora do Gabinete de Promoção da Saúde Escolar que nos ajuda na concretização de um dos grandes objetivos da educação, as boas práticas para uma vida saudável dos alunos, professores e funcionários, e comunidade em geral.”

Para o Vice presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Ricardo Martins Mota, “esta iniciativa merece o apoio da autarquia lagoense, na medida em que, para além de educar a comunidade escolar para a importância da saúde e dos cuidados que se deve ter em relação à mesma, principalmente no que concerne à alimentação, é similarmente uma acção que promove a aquisição de hábitos e estilos de vida saudáveis pela prática desportiva. Algo fundamental para que, atividade física e alimentação equilibrada possam fazer parte da rotina das crianças numa sociedade lagoense que se pretende saudável e em que o desporto faça parte do quotidiano de vida de cada um”.

Fonte: Câmara Municipal de Lagoa – Açores

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here