contador gratuito
CONVENTO DOS FRANCISCANOS NA LAGOA ACOLHE X FEIRA DO LIVRO “PATRIMONIA” Decorrerá este sábado,…

CONVENTO DOS FRANCISCANOS NA LAGOA ACOLHE X FEIRA DO LIVRO “PATRIMONIA” Decorrerá este sábado,…

CONVENTO DOS FRANCISCANOS NA LAGOA ACOLHE X FEIRA DO LIVRO “PATRIMONIA”

Decorrerá este sábado, pelas 15h00, no Convento dos Franciscanos, na Lagoa, a sessão inaugural da X edição da Feira do Livro, subordinada ao tema “Patrimonia”, assim intitulada em homenagem ao Ano Europeu do Património Cultural. Trata-se de uma iniciativa organizada em parceria com a Escola Secundária de Lagoa, cujo programa inclui um diverso leque de atividades, proporcionando vários momentos culturais a todos os visitantes, nomeadamente com exposições, workshops e uma performance.

Este ano, a inauguração da X Feira do Livro “Patrimonia” decorrerá no jardim do convento dos frades, espaço que evoca a paisagem das nossas ilhas e que é precisamente um dos valores que qualificam o nome dos Açores a nível mundial. Por outro lado, a paisagem, uma das mais jovens categorias de bens culturais reconhecidos pela UNESCO, é o tema da exposição de Rosário Forjaz, que assim faz jus ao Ano Europeu do Património Cultural que se celebra.

Bertrand, Porto Editora, Tabacaria Açoriana, Direcção Regional da Cultura, OVGA, Teatro Micaelense, Letras Lavadas, Instituto Padre João José Tavares, Instituto Cultural de Ponta Delgada e Veraçores, serão as entidades que irão participar com as suas obras.

No dia 14 de abril, às 15h00, terá lugar a sessão de inauguração da X Feira do Livro, seguindo-se a abertura da exposição “Ilhas de silêncio, sedimentos e tempo” da autoria de Rosário Forjaz, que fará a visita guiada. Já pelas 16h00, ficará patente a exposição de pintura e desenho dos alunos de Victor Almeida, sendo que a performance “Janelas sobre o Património”, interpretada pela turma 12.ª I do curso de Animação sociocultural da Escola Secundária de Lagoa, conta com a orientação de Katarina Rodrigues e de Victor Almeida, às 16h30.

Este ano, será também inaugurada e aberta ao público, uma zona de leitura informal, na Biblioteca Municipal que enriquecerá a oferta cultural daquela instituição.

O bonecreiro lagoense, João Arruda, irá desenvolver a Oficina de Arte Bonecreira, no dia 21 de abril, pelas 15h00 e a palestra “Documentos e conventos: O Património (esquecido) dos Açores” por Diogo Teixeira Dias, será às 21h00, no dia 27 de abril.

Hélder Medeiros orientará a Oficina de Escrita Humorística, no dia 28 de abril pelas 15h00, seguindo-se, no dia 1 de maio, a Oficina de Bonecas de milho com Goreti Pacheco.

O penúltimo dia comemorativo da X Feira do Livro contará com um Workshop de Pop-up com Romeu Cruz às 15h00 e um Concerto de Primavera, pelas 16h00.

De salientar que, o horário de funcionamento da feira em dias úteis, é das 10h00 às 18h00 e, aos fins-de-semana e feriados, das 15h00 às 18h00.

Fonte: Câmara Municipal de Lagoa – Açores

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *