Papa quer padres «simples» para levar mensagem de misericórdia à Igreja e à sociedade

Papa quer padres «simples» para levar mensagem de misericórdia à Igreja e à sociedade

Abr 10, 2018 | Em destaque

Missa com missionários do jubileu extraordinário deixou apelos a seguir «lógica de Deus»

O Papa pediu hoje no Vaticano que os padres sejam pessoas “simples”, capazes de levar uma mensagem de misericórdia à Igreja e à sociedade, seguindo a “lógica de Deus”.

“Padres normais, simples, mansos, equilibrados, mas capazes de se deixarem regenerar constantemente pelo Espírito, dóceis à sua força, livres interiormente – em primeiro lugar, de si mesmos -, porque movidos pelo vento do Espírito, que sopra onde quer”, disse, na homilia da Missa a que presidiu na Basílica de São Pedro, com um grupo de 500 missionários da Misericórdia, sacerdotes dos cinco continentes, no seu segundo encontro mundial.

A celebração, no altar da Cátedra, contou com um alerta contra a “ação negativa do maligno”.

“Tanto a Igreja como o mundo de hoje têm necessidade particular da Misericórdia”, assinalou Francisco.

A homilia papal falou da lógica de Deus, “a lógica da graça, da misericórdia, pela qual quem se torna pequeno é grande e quem se torna último é o primeiro”.

Os missionários da Misericórdia, com faculdades especiais para perdão de pecados no sacramento da Confissão, foram instituídos pelo Papa por ocasião do último ano santo extraordinário, o Jubileu da Misericórdia, que decorreu entre finais de 2015 e o final de 2016.

O Papa disse a estes sacerdotes que o seu serviço se destina às pessoas, “para que ‘renasçam do alto’”, e às comunidades, para que “vivam com alegria e coerência o mandamento do amor”.

Francisco lamentou que alguns dos “meios atuais” da humanidade, que são bons em si mesmos, sejam “mal utilizados”, provocando divisões e conflitos.

“Quero sublinhar que o Senhor morto e ressuscitados é a força que cria a comunhão na Igreja e, através da Igreja, em toda a humanidade”, declarou.

Esta comunhão, acrescentou, tem uma força “contagiosas” e quer chegar a todos, “sem excluir ninguém”.

Os missionários da Misericórdia estão reunidos em Roma desde sábado e até esta quarta-feira, num encontro de oração e reflexão promovido pelo Conselho Pontifício para a Nova Evangelização (Santa Sé); no último domingo, participaram na Missa da festa da Divina Misericórdia, presidida pelo Papa na Praça de São Pedro.

(Com Ecclesia)

Fonte: Igreja Açores

Ver também

COLABORADORES DO MUNICÍPIO EM FORMAÇÃO Os Colaboradores do Município das várias Divisões, nomeadamente da…

COLABORADORES DO MUNICÍPIO EM FORMAÇÃO Os Colaboradores do Município das várias Divisões, nomeadamente da…

COLABORADORES DO MUNICÍPIO EM FORMAÇÃO Os Colaboradores do Município das várias Divisões, nomeadamente da Unidade Orgânica de Finanças e Património, da Divisão de Urbanismo e Serviços Urbanos e Gabinete de Comunicação e Design, estiveram em formação da AIRC a qual decorreu entre os dias 5 e 9 de Novembro. Formação esta que teve como principal…