contador gratuito

Presidente da Câmara recebe D. José Avelino Bettencourt

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, recebeu esta tarde o novo Arcebispo e Núncio Apostólico D. José Avelino Bettencourt.
O embaixador do Papa na Geórgia e na Arménia deslocou-se aos Paços do Concelho acompanhado pelo Reitor do Santuário do Senhor Santo Cristo, Padre Adriano Borges, para apresentar cumprimentos a José Manuel Bolieiro, na sequência das recentes nomeações e com vista a fortalecer laços com a Região de onde é natural e com a cidade que acolhe e apoia as festas em honra do Senhor Santo Cristo dos Milagres.
O edil recebeu com enorme satisfação a cortesia D. José Avelino Bettencourt, numa visita que honrou o Município de Ponta Delgada e que é, no entender do Presidente, “um gesto revelador da sua proximidade, brio e gosto nas suas origens, bem como do seu caráter”.
No encontro, o Presidente da Câmara Municipal disponibilizou-se para cooperar com D. José Avelino Bettencourt em futuras visitas ao concelho.
O monsenhor José Avelino Bettencourt, luso-canadiano nascido em São Jorge, nos Açores, foi, no início do ano, ordenado Arcebispo e Núncio Apostólico pelo Papa Francisco.
De acordo com a agência Ecclesia, D. José Avelino Bettencourt, diplomata de carreira da Santa Sé, é natural dos Açores, tendo acompanhado a sua família que emigrou para o Canadá, onde foi ordenado padre em 1993, fazendo parte do presbitério de Otava.
O sacerdote frequentou a Academia Eclesiástica em Roma, tendo-se formado em Direito Canónico, e entrou no serviço diplomático da Santa Sé em 1999.
Depois de ter trabalhado na representação diplomática da Santa Sé na República Democrática do Congo, D. José Bettencourt passou à secção para as relações com os Estados, do Vaticano.
Em 2013, D. José Bettencourt foi condecorado pelo presidente Aníbal Cavaco Silva com a Comenda da Ordem Militar de Cristo; é cónego honorário da Sé de Angra (Açores) desde março de 2015.

Arcebispo

Fonte: C. M. de Ponta Delgada